Nota Oficial: FAB Lançou Seus Primeiros Satélites do Projeto Lessonia – 1

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Pois então, segue abaixo a nota oficial postada hoje (25/05) no site ‘Força Aérea Brasileira - FAB’ tendo como destaque o lançamento pela SpaceX dos dois satélites do ‘Projeto Lessonia – 1’. 
 
Pois é, sinceramente espero que os gestores do FAB tenham entendido definitivamente a importância das atividades espaciais no mundo moderno, e que a partir de agora cobrem com veemência do ‘Poder Executivo’ mais seriedade e comprometimento para com o setor. 
 
Afinal amigos leitores, já estamos muito atrasados e repetindo os mesmo erros de outrora em varias áreas que compõem o nosso ‘Patinho Feio’. Muita conversa fiada nas tais comissões (comissão disso, comissão daquilo, haja comissão), bem como nesse ‘Fórum da Vergonha’ que chamamos de CONGRESSO NACIONAL, mas ação, gente com bolas, visão e atitude, só vemos mesmos em outros países.
 
Um fato que considero positivo, a presença de representantes da Marinha e do Exercito neste evento.
 
Brazilian Space 
 
TECNOLOGIA ESPACIAL 
 
FAB Lança Primeiros Satélites do Projeto Lessonia – 1 
 
Os satélites foram comprados com o orçamento do Ministério da Defesa para auxiliar no monitoramento contínuo de áreas de interesse do Brasil 
 
Por Aspirante Roberta Nunes 
Revisão: Major Oliveira Lima 
Publicada em: 25/05/2022 22:22 
Fonte: Agência Força Aérea 
Edição: Agência Força Aérea 
 
Fotos: Sargento Bianca Viol e Sargento Viegas / CECOMSAER

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (25/05), o lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA). No Brasil, a operação foi acompanhada do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF), com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da SpaceX no Youtube.
 
A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de outras autoridades.
 

As imagens captadas pelos satélites serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras, entre outras capacidades.
 
Em seu discurso, o Ministro da Defesa destacou os benefícios que esse avanço tecnológico trará ao país. "A região amazônica será uma das maiores beneficiadas com o monitoramento permanente e com maior precisão nas informações essenciais para decisões estratégicas. Destaco a dualidade do emprego desses satélites com aplicações militares e civis o que reitera a histórica contribuição das forças armadas para o desenvolvimento nacional e para o bem estar da gente brasileira.Temos que agradecer ao Presidente Bolsonaro pelo apoio irrestrito ao projeto, que agora é uma realidade e pelo amplo endosso que sempre conferiu aos programas e projetos estratégicos das Forças Armadas", ressaltou.
 

O Comandante da Força Aérea Brasileira explicou que esse é um passo importante para o conhecimento e controle do nosso território. "Os satélites da ICEYE vão utilizar a tecnologia radar para monitorar o nosso território, essa tecnologia permite observar o terreno mesmo quando há uma cobertura de nuvens. São mais precisos que os satélites que fazem varredura ótica, que possuem uma leitura mais limitada, porque não “furam” as nuvens e restrigem nossa capacidade de monitorar regiões como a Amazônia", explicou. 
 
Projeto Lessonia – 1 
 
Consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), bem como de agências governamentais. O sistema de imageamento do Projeto Lessonia utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas, pois o sinal emitido atravessa as nuvens. Dessa forma, é possível o monitoramento continuado de áreas de interesse do Brasil.
 

Os satélites foram contratados e adquiridos da empresa finlandesa ICEYE, em 2020, na gestão do atual Governo Federal, com recursos do orçamento do Ministério da Defesa, desenvolvidos e fabricados ao longo do ano de 2021.
 
O Projeto Lessonia integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Organização Militar da FAB, ele disponibiliza produtos duais (civil e militar) a serem utilizados de forma integrada em benefício de toda a sociedade brasileira.
 
Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas, o que complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional, atendendo, assim, a todas as demandas governamentais. 
 
Características dos satélites 
 

Dimensões: 1m³
Peso: 100kg
Painéis Solares: 5
Potência: 300W
 
Confira o vídeo da matéria:
 
Vídeo: Sargento Ronan e Sargento Mônica / CECOMSAER 

 
Mais Fotos do Evento:
 

Comentários