Reino Unido Próximo de Concluir o Ciclo Completo de Acesso ao Espaço Com Foguete Reutilizável. Enquanto Isso na República das Bananas...

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (12/05) no site “Canaltech”, destacando que uma empresa do Reino Unido revelou o seu 1º Foguete Reutilizável’ com tecnologia 100% nacional. 
 
Pois então amantes do espaço, vejam ai, mais uma nação a porta de concluir o seu ‘ciclo completo de acesso ao espaço’. Enquanto isso na ‘República das Bananas’... 
 
Galera é inadmissível o que está ocorrendo no Brasil. Será que não tem ninguém com ‘BOLAS’ para deixar de papo furado e partir para um projeto concreto de veiculo lançador, colocando-o como prioridade e como um projeto de nação??? 
 
Em Agosto de 2019, o ex-ministro risonho MARCOS PONTES teve em mãos um projeto viável apresentado pelo ‘Dr. Oswaldo Loureda’ da startup ‘Acrux Aerospace Technologies’ (veja as fotos históricas desse encontro logo abaixo que foram na época produzidas pelo próprio MCTI, MCTIC como era chamado na época), que previa o estabelecimento de um consorcio de empresas (entre startups e até algumas empresas do Legacy Space segundo eu soube) e simplesmente o desconsiderou, continuando a dar corda a uma estratégia em curso que desde o seu inicio havíamos avisado que ia dá merda. E vejam vocês no que deu, quase seis anos após a assinatura do contrato com a Avibrás, não temos nosso motor, não tem um expectativa real de quando teremos e para piorar, esta ineficiente e predadora empresa está passando por grandes dificuldades financeiras. 
 


Pois então amigos leitores, não há como brasileiro que eu sou, defensor das atividades espaciais como extremamente necessárias para o futuro do Brasil, continuar enganando o meu povo e os meus leitores com esta fantasia de Veículo Lançador de Satélites. 
 
A VERDADE É QUE ESSA GENTE NÃO QUER LANÇADOR NENHUM, POIS SE ASSIM FOSSE, JÁ TERÍAMOS O NOSSO HÁ PELO MENOS DUAS DÉCADAS ATRÁS, POIS ACREDITEM, CONHECIMENTO TÉCNICO NÃO FALTA, SOBRA, FALTA SIM VONTADE POLÍTICA E VERGONHA NA CARA. 
 
AVANTE BRITÂNICOS, MOSTREM COM SE FAZ 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Reino Unido Revela Seu 1º Foguete Reutilizável Com Tecnologia 100% Nacional 
 
Por Wyllian Torres 
Editado por Rafael Rigues 
12 de Maio de 2022 às 10h00 
Fonte: GOV.UK 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: Orbex 

A empresa Orbex, sediada no Reino Unido, acaba de relevar seu foguete reutilizável projetado para levar pequenos satélites (pesando até 150 Kg) à órbita a partir do território inglês. Batizado de Prime, o novo lançador marca uma nova fase para a indústria de lançamentos do país e se destaca por ser um dos primeiros a utilizar combustíveis mais sustentáveis. 
 
Conforme divulgado nesta quarta-feria (11) pelo governo britânico, a Agência Espacial do Reino Unido (BNSC) investiu um total de 5,5 milhões de euros no desenvolvimento do foguete, como parte dos esforços do país para lançar pequenos satélites a partir de centros de lançamento nacionais, reduzindo sua dependência em parceiros e tecnologia do exterior. 
 

Um protótipo do foguete foi integrado a uma nova plataforma de lançamento recém-concluída. Lá, a Orbex, realizará uma série de testes integrados, incluindo ensaios gerais para avaliar o sistema de lançamento e todos os procedimentos envolvidos. 
 
Recentemente, a Orbex revelou a conclusão de sua primeira plataforma de testes no novo espaçoporto Space Hub Sutherland, localizado na costa norte da Escócia. É o primeiro espaço para lançamentos do Reino Unido a se comprometer em ser neutro em carbono desde sua construção até seu funcionamento. 
 
O Space Hub Sutherland é apenas um dos sete potenciais centros de lançamento do país, o que movimentará ainda mais a economia do setor espacial do Reino Unido. O país tem planos para se tornar o líder da Europa neste tipo de lançamento. 
 
Como é o Foguete Prime 
 
O Prime é um foguete de dois estágios com 19 metros de altura que conta com sete motores para decolar — também produzidos em território britânico. No primeiro estágio, seis motores fornecem o impulso necessário para levar o foguete a uma altitude de 80 km. 
 
(Imagem: Reprodução/Orbex) 
Protótipo do foguete Prime integrado ao Space Hub Sutherland.

Já o segundo estágio usa apenas um motor para completar sua jornada até órbita baixa da Terra (LEO) para implantar os pequenos satélites. Chris LArmour, CEO da Orbex, explicou que para garantir o desempenho e sustentabilidade ambiental do foguete um grande número de inovações foram necessárias. 
 
No ano passado, a empresa informou que o foguete é movido a biopropano, um combustível que produz até 86% menos emissões de carbono em comparação aos combustíveis fósseis usados em foguetes de tamanho similar. O Prime também é um foguete reutilizável, projetado para deixar zero detritos em órbita. 
 
Para efeitos de comparação, em um único lançamento o foguete produzirá cerca de 13,8 toneladas de gases de efeito estufa, o equivalente ao que um cidadão britânico médio emite a cada ano.

Comentários