Após Deixar a ISS, a Rússia Irá Projetar Nova Estação Orbital

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (09/05) no site ‘Cavok Brasil’ destacando que após deixar a Estação Espacial Internacional, a Rússia projetará nova estação espacial. 
 
Pois é amigos leitores, nada mais que uma atitude natural dos Russos, além de necessária. Isto é, se eles quiserem mesmo continuar como protagonistas participando ativamente da exploração tripulada do espaço. É claro que eles já divulgaram que nesta área participarão de atividades conjuntamente com Chineses, porém ter a sua própria estação espacial me parece um passo necessário em todos os sentidos, afinal, os Chineses já tem a deles. 
 
Brazilian Space 
 
ESPAÇO
 
Após Deixar a Estação Espacial Internacional, a Rússia Projetará Nova Estação Orbital 
 
Por Fernando Valduga 
09/05/2022 - 07:38 
Fonte: Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br 
 

A agência espacial russa Roscosmos assinou um acordo no valor de 2,7 bilhões de rublos (cerca de US$ 39 milhões) com a Corporação do Espaço e Foguetes (RKK) Energia para desenvolver a Estação de Serviço Orbital Russa (ROSS).O projeto preliminar da estação nacional será realizado em duas etapas. A primeira envolve a análise de cenários para a implantação e inclinação da órbita alvo, o cálculo do custo de entrega de 1 kg de carga à estação, a implantação da configuração inicial da estação e a transição da espaçonave da órbita ROS para a órbita circumlunar, conforme informações postadas no site da Roscosmos. 
 
A segunda etapa inclui o desenvolvimento de um projeto inicial e especificações técnicas para as opções da estação, bem como a consideração das possibilidades de fornecer comunicações à estação, treinamento da tripulação, operação em modos não tripulados e tripulados. 
 
Uma fonte informada disse à Interfax no mês passado que a Federação Russa atualmente tem planos de financiar ativamente o projeto de US$ 6 bilhões para criar uma estação orbital independente até 2030. 
 
Dmitry Rogozin, chefe da Roscosmos, disse que a continuação da cooperação na ISS com os EUA só é possível se as sanções forem levantadas da indústria espacial russa. Em 2 de abril, Rogozin anunciou que a Roscosmos prepararia suas propostas à liderança do país sobre o momento do término da participação da Rússia no projeto da ISS, provavelmente por volta de 2025. 
 
Rogozin argumenta que cerca de 80% dos equipamentos do segmento russo da ISS esgotaram seus recursos e o custo de manutenção após 2025 será comparável ao custo de criação de uma nova estação. 
 
A Rússia supostamente planeja abandonar o projeto da ISS a partir de 2025, transferindo a responsabilidade de seu segmento para os parceiros da estação. Ao mesmo tempo, observou-se que a Rússia poderia continuar apoiando seu segmento com a participação financeira dos Estados Unidos. Uma alternativa seria a criação de uma estação orbital nacional, cujo primeiro módulo está previsto para ser lançado em 2025 e concluído em 2035. 
 
Em 31 de julho, o conselho científico e técnico da Roscosmos aprovou a criação de uma nova estação orbital russa. 
 
A conclusão da operação da ISS está prevista para 2028, quando a Roscosmos deve lançar uma nova estação orbital russa. 
 
Em 21 de setembro, o Conselho Científico e Técnico da Roscosmos e o Conselho Espacial da Academia Russa de Ciências aprovaram o conceito da nova estação e recomendaram que ela fosse submetida ao governo russo. 
 
A Rússia poderá financiar a construção de uma nova estação orbital, mas também está pronta para cooperação, disse o vice-primeiro-ministro russo Yury Borisov em 19 de abril, observando que a estação poderia ser “uma espécie de ponto intermediário para voos e exploração da Lua e do espaço lunar.”

Comentários