Saiba Como Anda o Edital do 'Protótipo de Foguete de Capacitação e Treinamento'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Vocês estão lembrados do tal edital do 'Protótipo de Foguete de Capacitação e Treinamento', que foi lançado dia 15/02 com grande pompa pelo ex-ministro risonho Marcos Pontes em um evento no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP)? (reveja aqui)
 
Pois é, na época apontamos aqui no BS que se essa iniciativa fosse realmente conduzida com competência e seriedade, traria grandes benefícios as startups espaciais brasileiras dessa área de foguetes e tecnologias associadas, únicas realmente preparadas para desenvolver um foguete barato que atendesse as necessidades da AEB, e que pudesse se tornar competitivo como produto para o Mercado Internacional.
 
Pois então, durante o tal evento em São José do Campos, presencialmente apenas sete empresas atenderam o chamado, foram elas:
 
* Acrux Aerospace Technologies (Startup espacial brasileira membra da 'Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB)' e uma das empresas mais preparadas para atender com competência a este edital)
 
* Avibras (empresa ligada ao Old Space incompetente e muito provavelmente mal intencionada, não deveria seque ter aparecido no evento)
 
* BRENG (Startup membra da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB) e talvez com alguma competência nessa área, mas não tenho certeza)
 
* Edge Of Space (Startup espacial Brasileira e uma das empresas mais preparadas para atender com competência a este edital)
 
* Innospace (Startup Sul Coreana que jamais deveria sequer ter participado deste edital, um crime em minha visão, e mais criminoso que permitiu a sua participação)
 
* Orbital Engenharia (empresa ligada ao Old Space com alguma competência na área de motores-foguetes, mas duvido muito que pudesse entregar um foguete competitivo)
 
* PION Labs (Startup espacial Brasileira e uma das empresas mais preparadas para atender com competência a este edital)
 
E assim , após o evento, o Edital ficou aberto atraindo o interesse das seguintes empresas (se houve outras não consegui identificar):
 
* Acrux Aerospace Technologies LTDA ME
 
* ALGCOM Indústria e Serviços em Telecomunicações LTDA 
 
* DeltaV Engenharia Espacial LTDA
 
* Edge Of Space Indústria, Comércio, Assessoria e Engenharia LTDA
 
* INNOSPACE do Brasil EIRELI
 
* INTERFACE Sistemas Inteligentes LTDA ME
 
* ORBITAL Engenharia S.A.
 
* PION Labs Engenharia LTDA
 
* RK Indústria e Comércio LTDA
 
Pois então, dessas empresas acima citadas e ainda não descritas aqui, as tais 'ALGCOM', 'INTERFACE' e 'RK Indústria' não tem nenhuma experiência na área de foguetes, se não vejamos:
 
ALGCOM - Empresa gaúcha locada em Caxias do Sul atuante na fabricação de componentes eletrônicos dos mais variados tipos derivados de silício (microprocessadores e semicondutores), circuitos integrados (analógicos, digitais e híbridos), displays e similares (LED, LCD, plasma), além de muitos outros componentes eletrônicos. Muito estranha a sua participação.
 
INTERFACE - Empresa paranaense locada na cidade de Manoel Ribas atuante na área de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Customizáveis. Muito entranha a sua participação.
 
RK Indústria - (BRVANT - Soluções Tecnológicas , nome fantasia) - Empresa paulista locada na cidade de Mogi das Cruzes atuante na fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle, bem como também na Fabricação de aeronaves (creio eu Drones) e no Comércio varejista de outros produtos não especificados, além de atuar no desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis e no suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação. Ou seja, nenhuma experiência na área de foguetes. Muito estranha também a sua participação neste edital.
 
Pois então, fora a presença dessas três empresas questionáveis (essa história tem odor de ovo podre), ainda tem a participação de uma empresa chamada DELTA V, empresa esta que segundo o seu bonito site (veja aqui) é uma startup espacial brasileira sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), spin-off do Laboratório de Combustão e Propulsão (LCP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Bom, não vi nada no site dessa empresa de ação concreta nessa área de foguetes ou de qualquer outra área, e vale dizer que mesmo que seus profissionais seja oriundos do LCP/INPE (laboratório com larga experiência em desenvolver motores-foguetes para satélites) desenvolver motores para satélites não é a mesma coisa que desenvolver foguetes, até porque os foguetes não só são compostos por motores, envolve varias outras tecnologias associadas, enfim...
 
Notem também amigos que das empresas que apareceram presencialmente no evento de lançamento do Edital, a Avibras e a BRENG aparentemente não se inscreveram. Hummm porque será, heim?
 
Bom dando prosseguimento, após as inscrições das empresas citadas acima no Edital, creio eu que foi no início de maio que a FINEP anunciou o resultado preliminar da 1ª Etapa de Habilitação, veja abaixo:
 
 
Curioso esse resultado, né verdade? Afinal, a escolha Pion Labs já era esperada pela qualificação que possui, mas as outras duas, cá para nós, me faça uma garapa. Pois é, e aí amigos, não deu outra, as empresas que não foram escolhidas entraram logo com um pedido de recurso junto a FINEP para tentar mudar esse quadro.
 
Acontece amigos que, no dia de ontem (30/05), foi publicado no site da FINEP o resultado deste pedido de recurso que eu apresento abaixo para vocês:
 
 
Pois é, com esse resultado a INNOSPACE e a ORBITAL estão fora do pareo, permanecendo então as seguintes empresas na disputa que, agora seguem para a segunda etapa desse Edital constituído por três etapas, se não estiver enganado.
 

Vale salientar amigos leitores que a saída da INNOSPACE é uma grande notícia, e a da Orbital de certa forma também, já que a mesma não teria como entregar nada competitivo nessa área. Entretanto, ainda estão no pareo empresas que não deveriam estar, algumas bem suspeitas.
 
As empresas que neste momento deveriam estar qualificadas nesta primeira etapa são bem conhecidas pela competência na área, ou seja, 'Acrux Aerospace Technologies', 'Edge Of Space' e a 'PION Labs' e qualquer resultado fora desse trio de empresas, em minha opinião vai cheirar a OVO PODRE.

Comentários