Cientistas Chineses Propõem Sistema Capaz de Gerar Oxigênio e Combustível Com Solo Lunar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (05/05) no site “Canaltech”, destacando que cientistas chineses propuseram um ‘Sistema de Gerar Oxigênio e Combustível’ usando o Solo Lunar. 
 
Pois é, olha os Chineses aí de novo amigos leitores. Os Norte-Americanos que abram bem os olhos, afinal os Chineses não estão para brincadeira nessa nova corrida lunar, e tem a LUA neste momento como objetivo crucial para o avanço da sua engenharia espacial. 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Cientistas Propõem Sistema Capaz de Gerar Oxigênio e Combustível Com Solo Lunar 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Rafael Rigues
05 de Maio de 2022 às 16h20
Fonte: Cell 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: NASA

Compostos encontrados no solo lunar podem ser usados para a produção de oxigênio e até combustível, fornecendo apoio a missões tripuladas em nosso satélite natural. É o que propõe um conceito apresentado em um novo estudo de cientistas da Nanjing University, na China, que analisaram amostras trazidas pela missão Chang’e 5 para explorar como — e se — os recursos disponíveis na Lua podem ser usados para a exploração humana por lá.
 
Após analisar as amostras lunares coletadas pela missão Chang’e 5, os cientistas descobriram que o material tem compostos ricos em ferro, titânio e outras substâncias. Eles podem funcionar como catalisadores para gerar produtos como oxigênio usando apenas a luz solar e o dióxido de carbono. Com base no que observaram, eles sugerem criar um sistema que funcione com o solo lunar e radiação do Sol.
 
(Imagem: Reprodução/Our Space/ Wang Jiangbo)
Cápsula com as amostras lunares coletadas pela missão Chang'e 5.

A equipe propôs o sistema com uma estratégia de “fotossíntese extraterrestre”, em que o dispositivo iria utilizar o solo lunar para eletrolisar a água extraída da Lua e da respiração dos astronautas. O dispositivo seria alimentado por luz solar, e poderia usar esta água para gerar oxigênio e hidrogênio; já o dióxido de carbono exalado na respiração seria coletado para ser combinado com o hidrogênio, durante um processo de hidrogenação catalisado pelo solo lunar.
 
Depois, os hidrocarbonetos produzidos, como o metano, podem ser usados como combustível. Segundo os autores, oxigênio, água e outros produtos poderiam ser produzidos sem a necessidade de energia externa, usando apenas a luz vinda do Sol. “Usamos recursos ambientais locais para minimizar a carga útil dos foguetes, e nossa estratégia proporciona um cenário para um ambiente extraterrestre viável e sustentável”, disseram.
 
Embora a eficiência do solo lunar enquanto catalisador esteja abaixo das opções disponíveis na Terra, Yingfang Yao, um dos autores do estudo, afirma que a equipe está testando outros caminhos para aprimorar o projeto, como o derretimento do solo lunar. Agora, a equipe está procurando oportunidades para testar o sistema no espaço, e talvez faça isso durante futuras missões lunares tripuladas da China.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Cell.

Comentários