Juntas Robóticas Podem Deixar Trajes Espaciais Mais Confortáveis Para os Astronautas do Futuro

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (03/05) no site ‘Olhar Digital’, destacando que Juntas Robóticas podem deixar trajes espaciais mais confortáveis para os astronautas do futuro. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Espaço 
 
Juntas Robóticas Podem Deixar Trajes Espaciais Mais Confortáveis 
 
Por Lauro Lam
Editado por Flavia Correia
03/05/2022 13h27
Atualizada em 03/05/2022 13h49
Fonte: Via: Texas Today 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Diferentemente de outras tecnologias espaciais, os trajes dos astronautas evoluíram muito pouco desde a primeira missão tripulada à Lua, em 1969. De lá para cá, houve pouquíssimos avanços para amenizar a sensação desconfortável comparada a estar dentro de um balão pressurizado.
 
Isso, no entanto, pode mudar. Graças a um projeto conduzido pelos pesquisadores Ana Diaz Artiles e Logan Kluis, ambos do Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade Texas A&M. Eles estão desenvolvendo um traje chamado SmartSuit (roupa inteligente). 
 
Segundo os cientistas, seria uma nova arquitetura mais confortável e segura para a realização de atividades extraveiculares (EVA) em superfícies planetárias. 
 
Entenda Como Seria o Novo Traje 
 
De acordo com o projeto, o novo traje teria como vantagens maior mobilidade, mais segurança e interação entre o ambiente e o astronauta. 
 
Os primeiros protótipos contam com uma robótica suave para as articulações do joelho, usando pressão de gás para expandir as câmaras internas, fazendo com que elas se dobrem.
 
Imagem: Texas A&M Engenharia
Os protótipos de atuadores assistivos robóticos suaves funcionam usando pressão de gás para expandir as câmaras internas, fazendo com que elas se dobrem.
 
Assim, com um material macio, a adaptação é bem mais rápida ao corpo humano, o que cria um ajuste mais confortável, reduzindo consideravelmente o risco de lesões.
 
“O traje espacial foi projetado para condições de microgravidade, possibilitando que os astronautas andem, dobrem as pernas, se ajoelhem, peguem pedras, enfim, a mobilidade é bem melhor em comparação às roupas utilizadas atualmente pelos astronautas. Isso será um grande avanço para auxiliar nas pesquisas científicas, trazendo mais mobilidade na parte inferior do corpo”, disse Kluis.
 
Além de ser mais confortável, o novo traje também reduziria o risco de doença descompressiva e a necessidade de pré-respirar oxigênio puro antes de vesti-lo. Outro benefício constatado é que os astronautas gastam menos energia para se movimentarem, o que poderá ser bem útil tanto nas missões científicas quanto nas viagens turísticas espaciais.
 
Imagem: Pat Pataranutaporn / Texas A&M Engenharia.
Os protótipos de atuadores assistivos robóticos suaves funcionam usando pressão de gás para expandir as câmaras internas, fazendo com que elas se dobrem.

Menor Pressão 
 
A pressão da atmosfera é de cerca de 1,03 kgf/cm2 (quilograma-força por centímetro quadrado). O traje espacial atual fornece apenas cerca de 0,3 kgf/cm2, o que empurra o corpo do astronauta e contribui para o efeito balão.
 
Mas se uma camada robótica de corpo inteiro pudesse fornecer 0,07 kgf/cm², por exemplo, haveria uma redução na quantidade necessária para o traje para apenas 0,23 kgf/cm2, ou seja, menos pressão e mais mobilidade. E é essa a ideia do projeto.
 
“Imagine usar uma cueca bem justa ou uma legging bem justa. Essa pressão pressionando seu corpo substituiria ou adicionaria a pressão do gás”, disse Kluis. “Então a ideia com o SmartSuit é que ele usaria tanto a pressão mecânica quanto a pressão do gás”.

Comentários