Avio Realiza o Primeiro Teste do 'Motor Verde' Que Será Usado no 'Foguete Vega E' da ESA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Por Duda Falcão
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (09/05) no site “Canaltech”, destacando que a empresa ‘Avio’ realizou o primeiro teste do ‘Motor-Verde’ que será usado no ‘Foguete Vega E’.
 
Pois é leitor, olha aí essa noticia sobre o avanço dos europeus nesse conceito do uso de motores foguetes mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.
 
No Brasil a empresa que se dedicou um bom tempo para desenvolver os chamados motores-foguetes verdes (ainda que de pequeno porte), foi a startup espacial brasileira ‘Edge Of Space’, e creio eu, até optando por motores-verdes ainda mais sustentáveis que este europeu do ponto de vista ambiental.
 
Ocorre que, desde novembro de 2007 a Edge of Space iniciou o desenvolvimento de motores-foguetes líquidos verdes com o apoio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE)’ da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), programa este que teve sua ‘segunda fase’ finalizada em novembro de 2011, quando então esta empresa apresentou a fundação paulista alguns motores desenvolvidos resultados do investimento feito.
 
No entanto, após meu afastamento do BS, perdi completamente o contato e não acompanhei mais o destino desta empresa. Assim sendo, não obtive mais notícias sobre o que resultou desta iniciativa da Egde of Space e até o momento continuo sem receber. Saudações aos europeus.
 
Home - Ciência - Espaço
 
Avio Realiza o Primeiro Teste do Motor Verde Que Será Usado no Foguete Vega E 
 
Por Wyllian Torres
Editado por Rafael Rigues
09 de Maio de 2022 às 13h00
Fonte: Avio, Via SpaceNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Avio

A Avio concluiu o primeiro teste com um motor "verde" de nova geração que será usado no foguete Vega E. Desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) e alimentado por oxigênio e metano líquidos, este será o motor mais sustentável do ponto de vista ambiental.
 
Batizado de M10, ele terá uma capacidade de empuxo de 10 toneladas e é o primeiro do seu tipo a ser testado em toda a Europa. Sua conclusão é fundamental para o futuro lançador Vega E, planejado para substituir seu antecessor, o Vega C, a partir de 2026.
 

 
O motor começou a ser desenvolvido há alguns anos, em uma parceria da Avio com a Agência Espacial Italiana (ASI). Desde o início o projeto é apoiado pelo governo italiano, que está de olho nos efeitos positivos em termos de inovação e sustentabilidade em nível nacional e continental.
 
Atualmente o projeto é liderado pela ESA, como uma solução para o estágio superior do foguete Vega E. Ao contrário das versões anteriores, esse lançador terá três estágios: o estágio superior usará o novo motor, e os dois primeiros serão equipados com o P120C e Zefiro 40, já presentes no Vega C.
 
O estágio superior poderá ser reiniciado várias vezes para implantar satélites nas órbitas adequadas. O teste com o motor aconteceu nas instalações do Space Propulsion Test Facility (SPTF), um centro construído pela Avio em tempo recorde para testes movidos a combustíveis criogênicos — neste caso, oxigênio e metano líquidos.
 
(Imagem: Reprodução/ESA/J. Huart)
Conceito artístico do foguete Vega C.

Com o sucesso do motor M10, a Avio se destaca como uma das poucas empresas a possuir a inovadora tecnologia de motor verde criogênico. Além disso, o novo motor servirá para ampliar a capacidade da Europeia acessar ao espaço de maneira independente.
 
O CEO da Avio, Giulio Ranzo, disse que: “a partir deste elemento tecnológico, a Avio poderá desenvolver uma nova geração de produtos particularmente eficientes e competitivos”. Por fim, parabenizou o trabalho realizado de sucesso entre as equipes da empresa e da ESA.

Comentários