Starliner Apresentou 'Falhas de Propulsão', Mas Segue Sua Viagem Para ISS

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada hoje (20/05) no site “Canaltech”, destacando que a espaçonave ‘Starliner” da Boeing apresentou ‘falhas de propulsão’, mas segue sua viagem para Estação Espacial Internacional (ISS) 
 
Pois é, uma pena, só resta torcer para que novas falhas não ocorram e que a ‘Starliner’ possa concluir sua missão com esperado. 
 
Avante Starliner 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço 
 
Starliner Apresenta Falhas de Propulsão, Mas Segue Viagem à ISS 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Rafael Rigues
20 de Maio de 2022 às 12h30
Fonte:  Via: AFP, Space.com 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br 
 
Fonte: United Launch Alliance

Falhas de propulsão marcaram o início da jornada da cápsula Starliner, que viaja rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) durante a missão Orbital Test Flight 2 (OFT-2). Dois propulsores responsáveis pelas manobras orbitais falharam por motivos que, por enquanto, são desconhecidos. De acordo com informações dos oficiais da NASA, o incidente não deverá prejudicar a missão.
 
A OFT-2 foi lançada por um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, durante a noite de quinta-feira (19). Em uma coletiva de imprensa realizada após o lançamento, Steve Stitch, da NASA, elogiou o desempenho da Starliner durante o voo. “Hoje foi um grande dia para o Commercial Crew Program”, disse, em referência ao programa homônimo da NASA voltado para contratos com empresas privadas, para levar astronautas dos Estados Unidos à estação.
 


Entretanto, ele ressaltou também que foram observadas duas anomalias que estavam sendo investigadas por engenheiros. A primeira delas envolveu dois propulsores de um total de 12, responsáveis por manobras orbitais e controle de atitude: eles foram acionados, mas pararam de funcionar subitamente e forçaram um terceiro a operar. Já a segunda estava relacionada a um sublimador (componente que resfria a nave), que demorou para iniciar seu funcionamento.
 
Mark Nappi, vice-presidente e gerente de Commercial Crew Program na Boeing, destacou que, apesar das falhas, o sistema foi projetado para ser redudante e funcionou como o esperado. “Agora, a equipe está trabalhando no ‘porquê’, para entender o motivo pelo qual estas anomalias aconteceram”, explicou. Ele enfatizou também que o problema não exigia solução antes do fim da missão.
 

 
Durante sua fala, Stitch mencionou que a Starliner realizou uma nova queima de seus propulsores, que a colocou na rota para as manobras com a estação. “A segunda queima que realizamos usou aquele terceiro propulsor, que funcionou bem por toda a queima”, comentou ele. “Agora, precisamos passar por mais algumas avaliações e ver se descobrimos o porquê de somente aqueles dois propulsores não completarem a queima de inserção orbital”, finalizou.
 
A Starliner deverá chegar à ISS por volta das 20h10 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20), levando mais de 200 kg de cargas ao laboratório orbital. A bordo dela, está o manequim Rosie the Rocketeer, a “tripulante” encarregada da tarefa de coletar dados de voo com sensores para as equipes da Boeing e NASA entenderem o que os astronautas podem experimentar durante o voo. “Todos nós estamos com um pouco de inveja da Rosie”, brincou Mike Fincke, astronauta da NASA que deverá participar de uma das primeiras missões tripuladas da Starliner.

Comentários