Segundo Nota da AEB, a 'Conferência Temática' Realizada Recentemente em São José do Campos (SP) Abordou o Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro

Prezados leitores e leitoras do BS,
 
Fotos: AEB
Conferência Temática do Setor Espacial.

Informamos que nos dias 4 e 5 de abril ocorreu a 'Conferência Temática do Setor Espacial', em São José dos Campos–SP, conforme anunciado pelo portal oficial da nossa piada espacial (AEB) em 05/04. Este evento, de caráter híbrido, foi coorganizado pela Agência e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Segundo o site desse vergonhoso órgão, este encontro desempenha um papel crucial na definição do futuro do Programa Espacial Brasileiro, oferecendo uma oportunidade para estabelecer metas, inspirar as próximas gerações e assegurar que o Brasil continue desempenhando um papel de destaque na exploração e uso pacífico do espaço.
 
Durante a abertura, o Presidente da instituição, Marco Antonio Chamon, destacou a importância do evento como uma das reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, agendada para junho. Os participantes foram instados a contribuir com suas perspectivas sobre o futuro do programa espacial.
 
Palestrantes compartilharam tanto as conquistas passadas quanto os desafios enfrentados ao longo dos anos, enfatizando a importância contínua do desenvolvimento do setor espacial brasileiro para impulsionar avanços em várias áreas, incluindo comunicações, monitoramento ambiental e segurança nacional.
 
O Diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin, ressaltou a importância de ouvir a comunidade e promover discussões estratégicas, destacando o compromisso do INPE em envolver diversos stakeholders na formulação de políticas.
 
Mesa Redonda.

Durante a "Mesa Redonda: Desafios para o setor espacial", questões fundamentais, como a necessidade de investimentos consistentes em pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura, foram abordadas, assim como a falta de uma política espacial clara e de longo prazo, que pode dificultar a coordenação entre os diversos atores do setor.
 
Esta Conferência Temática faz parte das atividades preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá em junho, em Brasília, com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". Organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a conferência visa analisar os programas e planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030.
 
Os debates foram gravados e podem ser acessados nos canais da AEB e do INPE para aqueles que desejam mais informações sobre o evento. Já a programação completa do evento vocês podem conferir a programação completa do evento aqui.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários