A 'Estação Espacial Tiangong - 3', da China, Foi Danificada Este Inverno Por Impacto de Detritos

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem credito: CMSA
Os astronautas da Shenzhou 17 realizam uma caminhada espacial para consertar os painéis solares na estação espacial Tiangong em 1º de março de 2024.
 
No dia 24/04, o portal 'Space.com' reportou que a Estação Espacial Tiangong - 3 da China sofreu danos devido ao impacto de detritos, e Taikonautas realizaram reparos durante duas caminhadas espaciais neste inverno.
 
De acordo com a notícia do portal, a China está intensificando seus procedimentos de proteção contra detritos espaciais para astronautas após uma perda parcial de energia em sua estação espacial Tiangong, conforme informações da mídia estatal.
 
Durante a missão Shenzhou 17, os astronautas realizaram duas caminhadas espaciais fora da estação espacial Tiangong neste inverno, sendo a mais recente em 1º de março. Na época, a mídia chinesa relatou uma perda parcial de fornecimento de energia depois que os painéis solares da estação espacial foram atingidos por detritos.
 
A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), em uma coletiva de imprensa, afirmou que essas caminhadas espaciais foram bem-sucedidas e que a agência planeja realizar mais no futuro para proteger contra problemas de detritos espaciais em órbita.
 
A Xinhua, agência de notícias estatal, citou o diretor adjunto da CMSA, Lin Xiqiang, explicando que "a parte central do módulo da estação espacial, Tianhe, sofreu uma perda parcial de fornecimento de energia devido ao impacto dos cabos de energia da asa solar".
 
Não foi especificado se os detritos eram de micrometeoroides ou de atividade humana no espaço. Ambos os tipos de detritos representam ameaças para a Tiangong, bem como para a Estação Espacial Internacional (ISS).
 
O relatório também destaca o aumento dos detritos orbitais gerados pelo homem, com mais de 43.000 objetos espaciais rastreados pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) até abril de 2024. Esses detritos levaram a mais de 30 manobras de evasão da ISS desde o lançamento de seus primeiros módulos em 1998.
 
A estação espacial chinesa também executou manobras para evitar impactos de detritos espaciais, e a CMSA está tomando medidas adicionais para evitar problemas futuros. Isso inclui uma melhor capacidade de previsão de órbitas, otimização de procedimentos de aviso e evasão de colisões e instalação de reforços de proteção contra detritos durante atividades extraveiculares.
 
A NASA e a China têm cooperado de forma independente em questões espaciais, especialmente na exploração lunar. A China anunciou recentemente três novos parceiros para sua coalizão lunar, enquanto quase 40 nações aderiram aos Acordos Artemis da NASA para a exploração lunar.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários