SpaceHopper: Esse Pequeno Robô Pode Saltar em Gravidade Zero Visando Explorar Asteroides e Outros Corpos Celestes

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito da imagem: Dominik Lindegger
O SpaceHopper tem um corpo triangular com uma perna articulada em cada canto. Uma junta no joelho e no quadril de cada perna permitem que o robô realize movimentos de salto para combater ambientes de baixa gravidade.
 
Em 14 de abril, o portal 'Space.Com' noticiou que o 'SpaceHopper', um pequeno robô de três pernas, está sendo desenvolvido para realizar saltos em ambientes de gravidade zero, visando explorar asteroides e outros corpos celestes.
 
De acordo com a publicação, esse robô saltador tem potencial para superar os desafios de navegação em ambientes com gravidade mínima, típicos de asteroides e luas. O projeto SpaceHopper começou como uma iniciativa estudantil na Universidade ETH de Zurique, na Suíça, há dois anos e meio.
 
Recentemente, os pesquisadores testaram o robô em um voo parabólico da Agência Espacial Europeia para simular condições de gravidade zero, conforme divulgado pela universidade.
 
O design do SpaceHopper consiste em um corpo triangular com uma perna articulada em cada vértice. Cada perna possui juntas no joelho e no quadril, permitindo ao robô impulsionar-se, mover-se e aterrissar com precisão em superfícies específicas. Ele foi projetado especialmente para explorar astros de pequeno porte, onde a gravidade é praticamente inexistente.
 
Os pesquisadores salientaram a importância da exploração desses corpos celestes, como asteroides, por conterem recursos minerais valiosos e oferecerem insights sobre a origem do universo.
 
No entanto, explorar tais ambientes apresenta desafios significativos. Em gravidade quase zero, a aderência entre as rodas de uma espaçonave e a superfície é praticamente nula, e a atmosfera é escassa ou ausente. Por isso, o SpaceHopper utiliza saltos curtos para se deslocar horizontalmente e verticalmente.
 
O voo parabólico permitiu aos pesquisadores testar o robô em condições similares às que enfrentará no espaço. Um vídeo do voo mostra o SpaceHopper movimentando suas pernas de forma coordenada para manter-se em elevação durante os períodos de gravidade zero, que ocorreram aproximadamente 30 vezes por voo, com duração de 20-25 segundos cada.
 
Os pesquisadores expressaram satisfação com os resultados dos testes, afirmando que o robô conseguiu utilizar suas pernas eficientemente para se reposicionar e saltar na direção desejada.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários