NASA Selecionou 'Três Equipes' Que Irão Competir Numa Missão de Demonstração de Um 'Rover Lunar Tripulado'

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagens: Intuitive Machines, Lunar Outpost, Astrolab
A NASA concedeu contratos para três empresas e suas equipes avançarem para a fase de viabilidade de desenvolvimento de opções para um Veículo de Terreno Lunar (LTV).
 
Em 4 de abril, o portal Spaceflight Now noticiou que a NASA havia selecionado três empresas para avançar no desenvolvimento de rovers tripulados e não pressurizados capazes de operar na região do Polo Sul da Lua. Os rovers escolhidos foram o Moon RACER (Rover de Exploração Tripulado Autônomo Reutilizável) da Intuitive Machines, o Lunar Dawn da Lunar Outpost e o FLEX (Logística e Exploração Flexíveis) da Venturi Astrolab. Este processo faz parte do contrato de Serviço de Veículo de Terreno Lunar (LTVS) da NASA, com um valor máximo potencial de US$ 4,6 bilhões.
 
Cada uma dessas empresas lidera equipes multinacionais, como a Intuitive Machines com AVL, Boeing, Michelin e Northrop Grumman para o Moon RACER, Lunar Outpost com Lockheed Martin, General Motors, Goodyear e MDA Space para o Lunar Dawn, e Venturi Astrolab com Axiom Space e Odyssey Space Research para o FLEX.
 
Durante o anúncio no Centro Espacial Johnson, Jacob Bleacher, Cientista Chefe de Exploração da NASA, destacou a importância da mobilidade aprimorada para a exploração lunar. Ele enfatizou que, assim como ocorreu com as missões Apollo, a diversidade de amostras coletadas aumentou com o uso de veículos de exploração, e é isso que estão buscando agora.
 
Lara Kearney, gerente do Programa de Atividades Extraveiculares e Mobilidade na Superfície Humana no JSC, explicou que as empresas contratadas foram incumbidas de projetar rovers com uma vida útil de 10 anos, proporcionando-lhes flexibilidade na abordagem do projeto.
 

As três empresas receberão ordens de trabalho para a fase de viabilidade do programa LTVS, com duração de cerca de 12 meses. Isso permitirá à NASA colaborar com elas para aprimorar seus projetos antes da revisão preliminar de projeto. Após essa fase, haverá uma solicitação competitiva para a fase de demonstração, na qual as empresas competirão pela oportunidade de demonstrar seus rovers na Lua antes da missão Artemis 5.
 
Imagem: Intuitive Machines
Uma representação do rover Moon RACER da Intuitive Machines, que está sendo desenvolvido em parceria com a AVL, Boeing, Michelin e Northrop Grumman.
 
Imagem: Lunar Outpost
Ilustração conceitual do veículo lunar (LTV) da NASA pela Lunar Dawn para o programa Artemis.
 
Imagem: Astrolab
Uma representação do rover FLEX da Astrolab na superfície da Lua ao lado de um foguete SpaceX Starship.
 
Embora a NASA seja a principal cliente do programa Artemis, aproximadamente 25% do uso do rover será destinado a clientes comerciais. Steve Altemus, CEO da Intuitive Machines, destacou a inovação deste processo de aquisição, que não apenas apoia as missões Artemis, mas também está disponível comercialmente para outras entidades espaciais em todo o mundo.
 
O desenvolvimento desses rovers enfrentará desafios técnicos significativos, como garantir operacionalidade tanto com astronautas controlando pessoalmente quanto remotamente da Terra. Outros desafios incluem a navegação precisa na superfície lunar sem infraestrutura de GPS e o estabelecimento de sistemas de energia que possam suportar as condições lunares extremas.
 
Além desses rovers, a NASA também está trabalhando no desenvolvimento de rovers pressurizados, como o Lunar Cruiser da Toyota, para expandir ainda mais a capacidade de exploração lunar durante o programa Artemis.
 
Imagem: Toyota
Uma representação do Lunar Cruiser da Toyota, um rover pressurizado que está sendo considerado para operação futura na superfície da Lua.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários