Novo Estudo Aponta Que o Lendário 'Planeta Nove' Pode Estar Escondido Atrás do Planeta Netuno

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Caltech/R. Ferido/IPAC

No dia de ontem (23/04), o site TECMUNDO publicou uma notícia sobre um estudo recentemente publicado no 'The Astrophysical Journal Letters' que sugere a possível existência do misterioso Planeta Nove, escondido atrás do Planeta Netuno.
 
Desde que Plutão foi reclassificado, os astrônomos Konstantin Batygin e Mike Brown, do Caltech, têm investigado a existência deste hipotético Planeta Nove, inicialmente proposto por eles em 2015. A pesquisa atual se concentra em analisar o impacto gravitacional de um possível planeta gigante na região externa do Sistema Solar.
 
Fonte: MagentaGreen/Wikimedia Commons
Órbita proposta para o Planeta Nove, em um estudo anterior.
 
A nova abordagem do estudo examina uma classe específica de objetos transnetunianos (OTNs), considerando seu longo período orbital e suas órbitas achatadas. Para isso, os pesquisadores reavaliaram dados de OTNs anteriormente descartados e desenvolveram métodos de análise mais sofisticados.
 
 
Utilizando simulações computacionais, o estudo considerou interações gravitacionais com todos os grandes planetas, a maré galáctica e até influências de estrelas temporárias. Os resultados indicam que a órbita desses objetos se alinha com as previsões que incluem o Planeta Nove. Além disso, foram propostas observações futuras no Observatório Vera C. Rubin, no Chile, que será inaugurado em 2024.
 
Fonte: Observatório Vera C. Rubin
O Observatório Vera C. Rubin tem a maior câmera digital do mundo.
 
A expectativa é que o Planeta Nove tenha uma massa significativamente maior que a Terra, podendo rivalizar com Urano e Netuno em tamanho. Esse hipotético planeta, situado cerca de 20 vezes mais distante do Sol que Netuno, poderia levar entre 10 mil a 20 mil anos terrestres para completar uma órbita completa.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários