Missão europeia visita o Centro Espacial de Alcântara (CLA)

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

O Jornal Pequeno do Maranhão destacou na sua edição do dia 06/04/24 que um grupo de embaixadores representando os Estados-membros da União Europeia embarcou em uma missão de exploração no Maranhão, voltada para entender as possibilidades aeroespaciais do estado brasileiro. A visita, realizada em Alcântara, teve como objetivo principal examinar o Centro de Lançamento (CLA) e suas capacidades.

O vice-governador Felipe Camarão apresentou o Centro de Lançamento de Alcântara aos embaixadores dos Estados-membros da União Europeia, nesta sexta-feira

A matéria enfatiza que ao longo da jornada, os embaixadores foram apresentados a uma série de instalações, incluindo a Casa Ninar, a Creche Liberdade (que sinceramente não identificamos como relevantes para o objeto da visita) e o Porto do Itaqui. Esta última visita forneceu uma visão das capacidades logísticas do Maranhão, especialmente em termos de importação e exportação. A comitiva teve ainda reunião com empresários locais na FIEMA permitiu uma análise mais aprofundada das oportunidades econômicas da região.

Para os líderes locais, como o vice-governador Felipe Camarão e o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, a presença dos embaixadores representou uma oportunidade de fortalecer os laços econômicos com a União Europeia. Ambos enfatizaram a importância de atrair investimentos que possam gerar empregos e renda para os residentes do estado.

Por sua vez, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, expressou interesse na possibilidade de cooperação aeroespacial entre a UE e o Brasil, especialmente em Alcântara.

Segundo a conclusão da matéria, a visita dos embaixadores europeus destaca o crescente interesse internacional no potencial aeroespacial do Maranhão e aponta para possíveis oportunidades de colaboração entre a região e a União Europeia neste campo em expansão.

Diante disso, é justo questionar: Quais foram os pontos relevantes acordados nesta visita entre a Comitiva Europeia e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)? E apesar das cortesias como a visita à creche e outras atividades (nada relevantes as questões que deveriam estar em pauta), é imprescindível saber o que efetivamente foi negociado entre as partes durante essa visita oficial. Também é preciso lembrar que, ao longo dos anos desde a fundação do CLA em 1983, houve inúmeras visitas semelhantes envolvendo delegações do Brasil e de diversos países. No entanto, essas visitas até hoje pouco ou nada resultaram em avanços concretos. Enfim...

Nossos agradecimentos ao nosso apoiador e membro do Brazilian Space, Edvaldo Coqueiro , pelo envio da matéria.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 

Comentários