Matéria Que Não Acrescenta Nada de Novo Abordando as Iniciativas em Curso Para Dotar o Brasil de um Veículo Lançador de Satélites Foi Publicada Hoje (06/04) pelo Portal CNN Brasil

Saudações aos leitores e leitoras do BS!
 
Foto: Instituto de Aeronáutica e Espaço
Motor S-50, que será utilizado no projeto do VLM, foguete da iniciativa pública.
 
Hoje (06/04) , o portal da CNN Brasil publicou uma matéria sobre as iniciativas em andamento no Brasil na área de Veículos Lançadores de Satélites. No entanto caros entusiastas do BS, a matéria não acrescentou absolutamente nada de novo e parecia mais uma peça encomendada do que uma contribuição significativa para o conhecimento público sobre o assunto. Lamentável!
 
De acordo com o portal, o Brasil teria a partir de 2024 três iniciativas distintas para desenvolver um foguete nacional. Além da iniciativa pública para o Veículo Lançador de Microssatélite (VLM), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) selecionou e passou a financiar dois projetos da iniciativa privada para um Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP).
 
Embora cada uma dessas iniciativas siga uma solução tecnológica própria - mantida em grande parte em sigilo - o objetivo é o mesmo: desenvolver um veículo de pequeno porte capaz de inserir um satélite em uma órbita estável, conforme explicado por Rodrigo Leonardi, diretor de gestão de portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), em entrevista à CNN.
 
As frentes abertas na iniciativa privada são as principais novidades. Em dezembro do ano passado, a Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgaram as empresas selecionadas, em um edital aberto no final de 2022, para o desenvolvimento dos foguetes nacionais.
 
Um dos consórcios escolhidos é liderado pela Cenic Engenharia Indústria e Comércio Ltda, que receberá R$ 190 milhões; outro, liderado pela Akaer Engenharia S.A, receberá R$ 180 milhões. O investimento é não reembolsável e o prazo para as entregas é de 36 meses a partir da assinatura dos contratos - ou seja, os foguetes devem estar prontos em 2026.
 
Quanto à iniciativa pública, Rodrigo Leonardi evita dar prazos específicos, mas indica que o projeto está mais avançado do que os demais. O caminho de desenvolvimento inclui um segundo teste em banco com o motor-foguete S50 previsto para este ano. Em caso de sucesso, será projetado um veículo suborbital VS-50, que, numa terceira etapa, resultaria no VLM.
 
Foto: Divulgação / Avibras
Primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 foi realizado com sucesso em 2021.
 
Leonardi destacou que a política espacial brasileira tem como diretriz o desenvolvimento desses foguetes, apesar dos desafios como a falta de financiamento e o trauma deixado pela explosão, em 2003, do veículo que transportava um satélite nacional ao espaço, resultando na morte de 21 profissionais em Alcântara (MA).
 
Apesar desses obstáculos, o Brasil tem se destacado no campo de suborbitais - foguetes que podem alcançar altitudes superiores a 100 km, mas não mantêm órbita. O VSB-30, desse tipo, é produzido regularmente e até exportado.
 
Em relação aos projetos, o VLM visa lançar cargas úteis em órbita equatorial a uma altitude de pelo menos 300 km, com capacidade para satélites de até 30 quilos. O VLPP, por sua vez, tem como objetivo lançar pelo menos cinco quilos de carga útil em órbita equatorial de 450 km.
 
Foto: Instituto de Aeronáutica e Espaço
Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) e seus principais sistemas.
 
A entrada da iniciativa privada é vista por Leonardi como uma adição bem-vinda, não apenas por gerar uma concorrência saudável com o projeto público, mas também por trazer características do "New Space", que representa uma mudança no setor espacial, com menos protagonismo estatal e maior presença de atores privados.
 
O técnico ressalta que o New Space tem potencial para trazer avanços significativos ao setor e não descarta a possibilidade de os VLPPs se beneficiarem do conhecimento adquirido com o VLM. Embora Leonardi não forneça uma data específica, ele acredita que o VLM será o primeiro veículo a ser lançado.
 
 
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Comentários

  1. A extinta ACS, ta aí para provar como esse país e seu PEB só tem conversa fiada e pouca entrega.

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  2. Jacintogomes , o Cyclone 4 na versão Russa , era lançado de plataforma móvel , e o Brasil levou anos para lançar algo que não precisava de rampa de lançamento

    o que o PT criou foi um dos pé de meia para juntar dinheiro para as campanhas do PT

    um foguete intercontinental poderoso , a Dilma Russef , disse que o Cyclone era absoleto !

    é por essas e outras que o PEB desde 1957 não tem lançador nenhum , eles sempre criam istorinhas para tirar dinheiro dos nossos impostos e Lançador nada

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