O Rover Perseverance da NASA Encontra em Marte Uma Curiosa Formação Rochosa Que Lembra Uma 'Mini Pirâmide'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No último dia 15 de abril, o Gizmodo Brasil noticiou que o Rover Perseverance da NASA continua fazendo descobertas significativas na superfície do Planeta Marte. Recentemente, o rover identificou uma formação rochosa que lembra uma “mini pirâmide”, o que pode fornecer insights sobre a história geológica marciana.
 
Conforme o portal informou, a imagem capturada pelo Perseverance exibe uma rocha com um formato peculiar, assemelhando-se a uma pequena pirâmide. A textura é áspera e desigual, apresentando camadas distintas. Agora, os cientistas pretendem examinar a amostra para decifrar sua composição e origem.
 
 
Especialistas da NASA sugerem que a formação da mini pirâmide pode ter origem em processos geológicos como erosão, sedimentação ou atividade vulcânica. A estrutura em camadas indica que essa rocha pode ter se formado em diferentes períodos, refletindo variações nas condições ambientais.
 
A descoberta da mini pirâmide ocorreu durante as análises da NASA sobre o núcleo rochoso de Marte. O rover perfurou rochas e coletou amostras para investigação.
 
Essas amostras têm o potencial de revelar dados essenciais sobre os minerais presentes na rocha e sobre as condições ambientais que influenciaram sua formação ao longo do tempo.
 
Sobre o Rover Perseverance da NASA:
 
Lançado em 18 de fevereiro de 2021, o rover já percorreu mais de 24,8 quilômetros em Marte, completou mais de mil dias marcianos, coletou 23 amostras e registrou mais de 116 mil imagens da superfície do planeta.
 
Desde sua chegada ao planeta vermelho, o objetivo principal do rover é buscar indícios de vida microbiana. Como parte dessa missão, o veículo tem coletado amostras de rochas e solo que serão enviadas à Terra na próxima missão de retorno.
 
Em 2023, o Perseverance detectou moléculas orgânicas em Marte e resistiu a danos causados por uma tempestade de areia. O rover também registrou um redemoinho varrendo a superfície do planeta.
 
Além disso, o Perseverance foi responsável por implantar o drone Ingenuity em Marte. Em abril de 2021, o Ingenuity fez história ao realizar o primeiro voo motorizado e controlado em outro planeta. O drone operou por quase três anos, realizando 72 voos antes de falhar devido a danos em uma das hélices no mês passado.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários