Cerimônia no ITA Marcou o Fim das Atividades da Estação Conhecimento: Experimentos Práticos Sobre o Espaço em STEAM

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: ITA
Cerimônia no ITA.

Ontem (04/04), a nossa piada espacial (AEB) divulgou uma nota em seu site oficial anunciando o encerramento das atividades da Estação Conhecimento: Experimentos Práticos Sobre o Espaço em STEAM. A cerimônia de encerramento ocorreu em São José dos Campos (SP), marcando o fim deste evento que foi realizado nas escolas dessa cidade do interior paulista. Através dessa iniciativa, conhecimentos sobre as ciências espaciais foram disseminados entre os jovens, contribuindo para sua educação e despertando seu interesse por esse campo fascinante.
 
De acordo com o comunicado, a cerimônia ocorreu na quarta-feira (3) no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), também em São José dos Campos. Essa ocasião marcou o encerramento da Carta Acordo Nº 36416/2022, uma parceria entre a AEB, o ITA, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF). O objetivo principal desta carta era desenvolver atividades educacionais para disseminar o conhecimento sobre exploração espacial, astronáutica e tecnologias espaciais.
 
As ações resultantes dessa carta culminaram no projeto educacional colaborativo intitulado "Estação Conhecimento: experimentos práticos sobre o espaço em STEAM", que foi realizado em dez escolas públicas de São José dos Campos. Este projeto ofereceu oficinas sobre Fibra Óptica, Geoplano, Células Solares, Circuito Elétrico e Arduíno.
 
Paolo Gessini, Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, destacou a importância contínua de projetos como este para o desenvolvimento do Brasil e para a redução de desigualdades regionais, de gênero e de área. Ele salientou que a educação sempre foi uma prioridade, especialmente em um país como o Brasil, onde ainda há muito a ser feito para disseminar o conhecimento e envolver os jovens na ciência, não apenas na área espacial, mas também na educação em geral.
 
Durante as oficinas, os alunos tiveram a oportunidade de liderar sessões de Arduíno para seus colegas, demonstrando as funções e aplicações deste dispositivo, especialmente em contextos espaciais. Eles construíram um espectrômetro utilizando o Arduíno, explorando a detecção de luz em diferentes comprimentos de onda.
 
Cerimônia.

Cristiano Prado, líder da unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo do PNUD do Brasil, enfatizou a importância deste projeto para fomentar a inovação e o setor aeroespacial brasileiro, bem como para incentivar meninas e meninos a se interessarem por ciência e tecnologia, contribuindo para acelerar o desenvolvimento econômico e reduzir as desigualdades.
 
O Projeto Estação Conhecimento foi uma iniciativa de sucesso ao capacitar estudantes e professores, despertando o interesse pelas áreas STEAM, especialmente no contexto espacial. Através dessas oficinas práticas, os alunos são incentivados a explorar e desenvolver habilidades essenciais para suas futuras carreiras, ao mesmo tempo em que se tornam uma fonte de inspiração para seus colegas.
 
Giovanna Maciel, uma estudante de 16 anos do Colégio Ayr Picanço, compartilhou sua experiência com outros colegas, afirmando que participar desta iniciativa foi muito gratificante e contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades, além de ajudá-la a descobrir áreas de afinidade para uma futura carreira.
 
Alunos na cerimônia.

Para maiores  informações sobre este assunto, convido você a acessar os links abaixo:
 
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários