A NASA Está Preparando o Cenário Para Uma 'Exploração Lunar Estendida' Com a 'Missão Artemis IV' e a 'Estação Espacial Gateway'.

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: Portal Moon Daily
Foto Ilustrativa.
 
No dia 01/04, o portal Moon Daily divulgou que a NASA está em fase de preparação para uma exploração lunar prolongada com a Missão Artemis IV e a construção da Estação Gateway.
 
Neste ambicioso avanço da exploração lunar, a missão Artemis IV da NASA está trabalhando para estabelecer o primeiro posto avançado humano em órbita lunar - a Estação Espacial Gateway. Esta iniciativa, parte da ampla campanha Artemis destinada a promover a exploração lunar de longo prazo e servir como um trampolim para missões a Marte, vem após o pouso histórico no polo sul lunar realizado pela missão Artemis III. A Artemis IV irá envolver uma coordenação sem precedentes de lançamentos e acoplamentos de espaçonaves, introduzindo o mais robusto foguete Space Launch System (SLS) e um novo lançador móvel para acomodar suas capacidades aprimoradas.
 
A Estação Espacial Gateway, um projeto colaborativo envolvendo parceiros internacionais e comerciais, está pronta para revolucionar a pesquisa científica em órbita lunar. Oferecendo instalações de acoplamento para várias espaçonaves, espaços habitáveis e de trabalho para astronautas, e uma variedade de instrumentos para diversos estudos científicos, a Gateway representa um grande passo nas aspirações lunares e interplanetárias da humanidade. Sua órbita oval única, cobrindo ambos os polos lunares, otimiza o acesso à superfície, a eficiência de combustível e as oportunidades de observação científica.
 
O trabalho preparatório na Terra está em andamento, com os módulos de Energia e Propulsão (PPE) e Posto de Logística e Habitação (HALO) prestes a embarcar em uma jornada para a órbita lunar a bordo de um foguete SpaceX Falcon Heavy. Utilizando propulsão solar-elétrica e as forças gravitacionais da Terra, Lua e Sol, esta jornada culminará na montagem da configuração inicial da Gateway, preparando o terreno para a chegada de módulos de habitação adicionais e da tripulação da Artemis IV.
 
Esta missão também incluirá o lançamento de duas espaçonaves críticas antes da tripulação: o Sistema de Pouso Humano Starship de próxima geração para caminhadas lunares e o SpaceX Dragon XL para logística. O modelo aprimorado do Starship irá se acoplar à Gateway, demonstrando o papel da missão no teste de tecnologias de exploração de longo prazo.
 
A tripulação da Artemis IV, lançando do Centro Espacial Kennedy a bordo da espaçonave Orion, utilizará o foguete SLS Block 1B atualizado, que possui um estágio superior mais potente e capacidade de carga aumentada. Este lançamento facilitará a entrega do módulo Internacional de Habitação (I-Hab) para a Gateway, expandindo a habitabilidade e o potencial científico da estação.
 
Uma vez em órbita lunar, a tripulação ativará os sistemas da Gateway, realizará pesquisas e se preparará para expedições à superfície. Utilizando trajes espaciais avançados e um Starship redesenhado, eles realizarão caminhadas lunares para aprofundar o entendimento científico da Lua e do sistema solar. Após sua jornada lunar, a tripulação retornará à Terra a bordo da Orion, completando um novo capítulo na exploração espacial humana.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários