NASA Anuncia 'Nova Estratégia' Vislumbrando Um Futuro Sustentável Para 'Operações Espaciais'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: NASA ODPO
Órbita terrestre baixa, o foco do número um da Estratégia de Sustentabilidade Espacial da NASA, é a área mais concentrada para detritos orbitais. Esta imagem gerada por computador mostra objetos que estão atualmente sendo rastreados.
 
Em 09 de abril, o site oficial da NASA divulgou que uma Nova Estratégia em desenvolvimento na agência está traçando caminhos para um Futuro Sustentável nas Operações Espaciais.
 
Conforme comunicado pela Agência, diante de um cenário espacial em constante evolução, a NASA lançou a primeira etapa de sua Estratégia Integrada de Sustentabilidade Espacial na última terça-feira, consolidando seu papel como líder global nessa temática vital.
 
"A implementação desta estratégia representa um avanço significativo para a NASA no âmbito da sustentabilidade espacial", afirmou Pam Melroy, Administradora Adjunta da NASA. "O espaço já está em uso intensivo e sua ocupação só cresce. Se queremos assegurar que áreas essenciais do espaço sejam preservadas para as próximas gerações, devemos agir agora. A NASA está se empenhando em alinhar seus recursos para promover práticas sustentáveis para nós e para todos."
 
Há décadas, a NASA tem liderado iniciativas proativas em operações espaciais responsáveis e sustentáveis. Setores dentro da agência têm desenvolvido práticas exemplares, ferramentas analíticas e tecnologias adotadas globalmente. A nova estratégia visa unificar essas iniciativas sob uma visão coesa, permitindo à NASA direcionar seus esforços para os desafios mais prementes. Para essa coordenação, a agência designará um diretor especializado em sustentabilidade espacial.
 
Os pilares da nossa estratégia englobam liderança global em sustentabilidade espacial, promoção de acesso equitativo ao espaço e garantia de que as missões e operações da NASA promovam a sustentabilidade espacial.
 
O cenário espacial contemporâneo testemunha o surgimento acelerado de capacidades comerciais, muitas apoiadas pela NASA, como o aumento da presença de satélites em órbita baixa e iniciativas de constelações satelitais, espaçonaves autônomas e destinos espaciais comerciais. Contudo, esse crescimento traz desafios, como a congestionada órbita terrestre e o aumento de detritos. Compreender os impactos desse crescimento é fundamental para a sustentabilidade espacial.
 
Sob a orientação de um conselho consultivo interagências, a estratégia de sustentabilidade espacial se concentra em avançar nas métricas e avaliações da sustentabilidade em órbita terrestre, identificando abordagens econômicas para atingir metas sustentáveis e promovendo práticas sustentáveis através do desenvolvimento tecnológico e políticas, além de ampliar a colaboração e troca de informações com a comunidade espacial global.
 
A estratégia da NASA para a sustentabilidade espacial delimita quatro domínios operacionais: Terra, órbita terrestre, espaço cislunar (região próxima e ao redor da Lua) e espaço profundo, englobando outros corpos celestes. O primeiro documento da estratégia aborda a sustentabilidade na órbita terrestre, com planos para futuros volumes focados nos demais domínios.
 
Saiba mais sobre a Estratégia de Sustentabilidade Espacial em:
 
 
Amber Jacobson / Rob Margetta
Headquarters, Washington
202-358-1600
amber.c.jacobson@nasa.gov / robert.j.margetta@nasa.gov
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários