Empresa Estadunidense Desenvolve Espaçonave Para Atuar Como 'Posto de Abastecimento' Para Satélites no Espaço

Prezados  leitores e leitoras do BS!
 
(Crédito: SwRI)
Representação artística do sistema de reabastecimento financiado pela Força Espacial.
 
Em 08/04, o site Olhar Digital divulgou uma notícia empolgante sobre uma espaçonave de grandes proporções, desenvolvida pela empresa "Astroscale US", que poderá transformar-se em um verdadeiro "Posto de Satélites" no espaço. Equipada com um sistema de reabastecimento, essa espaçonave tem o objetivo de fornecer combustível para os satélites em órbita, o que consequentemente prolongará suas vidas úteis.
 
Financiada pela Força Espacial dos Estados Unidos (USSF), esta espaçonave, chamada de Astroscale Prototype Servicer for Refueling (APS-R), está sendo desenvolvida para oferecer uma solução vital para satélites sem energia. Com quase 10 mil satélites atualmente em órbita, muitos deles se tornam inúteis quando ficam sem combustível, contribuindo para o problema crescente do lixo espacial. No entanto, com esta nova tecnologia, espera-se uma mudança significativa.
 
(Crédito: Astroscale US)
Imagem ilustrativa do sistema de reabastecimento APS-R.
 
O APS-R marca um avanço na concepção e operação de satélites, abrindo novas possibilidades para a sustentabilidade da indústria espacial, de acordo com Ron Lopez, da Astroscale.
 
A parte crucial deste sistema é o reabastecimento em si. A Astroscale anunciou que a Southwest Research Institute (SwRI) foi contratada para construir o ônibus hospedeiro para o APS-R. Este ônibus, responsável pelo transporte de combustível, será construído nos próximos 16 meses e terá dimensões de 61 × 71 × 114 cm.
 
(Crédito: Astroscale US)
Arte conceitual de como o APS-R irá operar.
 
O sistema completo, incluindo o ônibus hospedeiro e o APS-R, pesará cerca de 198 quilos e está previsto para ser lançado até 2026. Será colocado em órbita geoestacionária, e o propelente transportado será hidrazina, retirado de um depósito também localizado em órbita. Este sistema será compatível com qualquer nave espacial que possua uma porta de reabastecimento.
 
O SwRI destaca que, embora outras abordagens para prolongar a vida útil de satélites tenham surgido, como veículos que podem usar seus propulsores para mover outras espaçonaves sem combustível, um veículo de reabastecimento oferece uma alternativa flexível e amplia as opções para estender a vida útil desses dispositivos fundamentais.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários