A JAXA Anunciou Que o 'Lander Lunar SLIM' Sobreviveu à 'Terceira Noite Lunar', Surpreendendo os Engenheiros Responsaveis Pelo Projeto

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: Space Daily
O Smart Lander para Investigação da Lua (SLIM) do Japão.
 
No dia de ontem (24/04), o Portal Space Daily reportou que o lander lunar japonês, SLIM, resistiu a uma terceira noite lunar, um feito que surpreendeu até mesmo os engenheiros responsáveis pelo projeto. O SLIM continuou capturando imagens e estudando a superfície da Lua, confirmaram autoridades nessa quarta-feira.
 
O Smart Lander para Investigação da Lua (Missão Smart Lander for Investigating Moon), conhecido como SLIM, retomou suas operações após emergir do período de escuridão lunar e enviou sinais à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, JAXA.
 
"Na noite de 23 de abril, conseguimos reestabelecer a comunicação com o SLIM, que havia reiniciado suas atividades, e confirmamos sua sobrevivência pela terceira vez", declarou a JAXA na quarta-feira, acompanhada pela divulgação de uma imagem capturada pelo lander.
 
A resistência do SLIM às noites lunares, que podem se estender por até duas semanas, tem sido uma fonte de preocupação desde seu pouso. No entanto, a sonda espacial continuou a desafiar as expectativas.
 
"O SLIM manteve suas funções principais mesmo após três ciclos noturnos, o que não estava previsto em seu design original", comentou a JAXA. "Continuaremos monitorando de perto o estado do SLIM e esperamos identificar áreas suscetíveis à deterioração devido às condições do ciclo dia-noite lunar, bem como áreas mais resistentes."
 
O SLIM realizou seu pouso lunar em 20 de janeiro, colocando o Japão ao lado de Estados Unidos, China, Rússia e Índia como os únicos países a conseguirem um pouso lunar bem-sucedido. Vale notar que o SLIM aterrissou de forma invertida e ficou sem energia por nove dias antes de retomar suas operações.
 
No mês anterior, a JAXA anunciou que o SLIM havia superado sua segunda noite lunar, que durou duas semanas, mantendo-se operacional e em comunicação.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários