Novo Projeto de Avião Poderá Ajudar a NASA Entender o 'Mistério do Metano em Marte'

Caros leitores e leitoras do BS!
 
(Crédito: Ge-Cheng Zha)    
Ilustração do avião MAGGIE que poderá sobrevoar Marte.
 
Em 01/04, o portal 'Olhar Digital' divulgou uma notícia interessante sobre o desenvolvimento de uma aeronave (avião) que poderá auxiliar na investigação do mistério do metano em Marte. Segundo o Olhar Digital, a NASA concedeu recentemente financiamento para explorar a viabilidade desse avião na atmosfera marciana.
 
Pois então, apesar de o helicóptero Ingenuity ter encerrado suas operações em Marte em janeiro deste ano, após realizar 72 voos bem-sucedidos, como se pode notar ele não será o único veículo aéreo enviado ao Planeta Vermelho. Um conceito inicial de avião, apelidado de MAGGIE (Mars Aerial and Ground Intelligent Explorer), está em desenvolvimento, e nos próximos meses está prevista uma fase de análise de viabilidade financiada pela NASA.
 
O MAGGIE foi projetado para voar durante o período de um ano marciano, equivalente a cerca de dois anos terrestres, operando a aproximadamente mil metros da superfície marciana, com o principal objetivo de detectar a presença de metano no planeta.
 
O projeto do MAGGIE está sob a liderança de Gecheng Zha, CEO da Coflow Jet e professor na Universidade de Miami. Segundo o site Space.com, recentemente o projeto conseguiu financiamento da NASA por nove meses através do programa NASA Innovative Advanced Concepts (NIAC).
 
A aeronave marciana será equipada com instrumentos para buscar não apenas moléculas de metano na superfície marciana, mas também outros fenômenos transitórios, como água líquida, que poderiam indicar possíveis bioassinaturas. No entanto, o metano em Marte é detectado apenas ocasionalmente na atmosfera, com flutuações significativas. O rover Curiosity já identificou o gás em Marte repetidamente, mas suas concentrações na atmosfera variam de 0,5 partes por bilhão (ppb) até 20 ppb.
 
Crédito: Triff – Shutterstock
Ilustração do rover Curiosity em Marte.
 
Além disso, o MAGGIE será alimentado por painéis solares, permitindo voar por cerca de 179 quilômetros com uma única carga e a capacidade de pousar em qualquer lugar de interesse para coletar amostras.
 
Essas distâncias são possíveis graças a compressores de ar, que otimizam a sustentação e reduzem o arrasto da aeronave, permitindo que ela opere em diferentes condições atmosféricas.
 
Crédito: Alones/ shutterstock
Ilustração do Planeta Marte.
 
O projeto MAGGIE atualmente está na Fase 1 do NIAC, que visa compreender como a aeronave irá operar na atmosfera marciana, com duração de nove meses e começará em breve. Se for bem-sucedido, avançará para a Fase 2, com duração estimada de dois anos, onde serão aprofundados os aspectos de engenharia e ciência da missão.
 
Caso tudo ocorra conforme o planejado, o avião poderá ser enviado a Marte já na década de 2030, como parte da missão Mars Sample Return.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários