NASA Fez Ontem (15/04) Anúncio de 'Ajuste no Orçamento' da Sua 'Missão Mars Sample Return' Para o Planeta Vermelho

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: NASA/ESA/JPL-Caltech
Ilustração dos principais componentes robóticos da missão Mars Sample Return, incluindo o Perseverance da NASA (à esquerda), o Sample Fetch Rover da Agência Espacial Europeia (ao centro) e o Sample Retrieval Lander (à direita).
 
Ontem, em 15/04, o portal Olhar Digital anunciou que a NASA fez um comunicado histórico sobre a Missão Mars Sample Return para Marte, informando que irá reformular a missão mais ambiciosa já planejada para o Planeta Vermelho.
 
Conforme reportado pelo portal, os custos elevados do projeto tornaram sua execução inviável nas condições atuais, o que resultará em ajustes no orçamento, prazos e equipamentos utilizados na complexa operação de trazer amostras de Marte para a Terra. Isso deixa a realização da missão sem um prazo definido no momento.
 
Bill Nelson, administrador da NASA, comentou: “O Mars Sample Return será uma das missões mais complexas que a NASA já empreendeu. O orçamento de 11 bilhões de dólares é demasiado elevado e a data de retorno em 2040 está muito distante.”
 
Ele acrescentou que aterrissar e coletar amostras com segurança, lançar um foguete com as amostras de outro planeta e transportá-las com segurança por mais de 50 milhões de quilômetros de volta à Terra é uma tarefa desafiadora. “Precisamos buscar soluções criativas que sejam viáveis e que permitam a devolução das amostras em um prazo razoável”, completou Nelson.
 
Para 2024, houve uma redução de quase meio bilhão de dólares no financiamento dos comitês de alocação da Câmara e do Senado dos EUA destinados a esta missão. A NASA também diminuiu seus investimentos na missão e realizou cortes significativos em sua equipe, incluindo demissões no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), responsável pelo projeto.
 
O anúncio foi também uma resposta a um documento publicado em setembro do ano anterior pelo Comitê de Ética em Pesquisa da NASA (IRB). O comitê afirmou que a missão não poderia ser cumprida conforme o escopo apresentado, citando “expectativas irrealistas de orçamento e cronograma desde o início” e uma “estrutura pesada”, além de afirmar que o programa “não foi organizado para ser conduzido de forma eficaz”.
 
Neste momento, o objetivo da agência é desenvolver um projeto mais econômico que o anterior e que possa trazer as amostras para a Terra antes de 2040. Para isso, a NASA planeja solicitar propostas a empresas espaciais que possam contribuir com o objetivo.
 
Nicky Fox, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA em Washington, declarou: “Para organizar uma missão deste nível de complexidade, utilizamos décadas de experiência sobre como conduzir uma missão de grande envergadura. Nossos próximos passos nos prepararão para levar adiante esta missão transformacional e fornecer ciência revolucionária a partir de Marte.”
 
A primeira etapa da missão começou em 2021, com o rover Perseverance coletando amostras em Marte para serem trazidas à Terra no futuro. O plano original previa um lançamento orbital para 2027, um módulo de pouso em 2028 e a chegada das amostras intocadas da superfície de Marte em 2033. Com as recentes atualizações, a realização da missão pode estar em risco.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários