INPE e CAST Chinesa Participaram da '19º Reunião do Comitê de Projetos Conjuntos (JPC)' nas Instalações do Instituto

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: INPE
Clezio Marcos De Nardin, Diretor do INPE e Sr. Wang Haitao Vice-Presidente da JPC.
 
No dia 16 de abril, o portal oficial do 'Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)' divulgou que o INPE e a China Academy of Space Technology (CAST) se reuniram para a 19ª Reunião do Comitê de Projetos Conjuntos (JPC). O encontro contou com a presença de coordenadores, especialistas do INPE e representantes de diversos setores da CAST chinesa.
 
Segundo o comunicado do INPE, a reunião foi aberta pelo Diretor Clezio Marcos De Nardin, que deu as boas-vindas a todos e elogiou as equipes técnicas de ambas as partes pelo excelente trabalho e dedicação que resultaram no sucesso das operações em órbita dos satélites CBERS-4 e CBERS-4A, que completaram 9 e 4 anos em órbita, respectivamente. Ele também mencionou que a parceria entre China e Brasil seguirá com o desenvolvimento do CBERS-6.
 
O Vice-Presidente Sênior, Sr. Wang Haitao, em nome do Presidente do JPC, expressou sua gratidão pelo esforço conjunto das equipes dos dois países, que assegurou a operação estável e a eficácia dos satélites CBERS-4 e CBERS-4A.
 
Durante a reunião, foram apresentados o status da órbita dos satélites, a qualidade das imagens produzidas, as aplicações, a gestão da carga útil e o controle dos satélites. Além disso, discutiram sobre os futuros projetos CBERS-5 e CBERS-6.
 
Desde a assinatura do Protocolo de Desenvolvimento Cooperativo CBERS-06 em abril de 2023, o CAST e o INPE têm colaborado estreitamente para demonstrar o Programa de Satélites CBERS-6 e estabelecer os respectivos projetos nacionais sob a liderança da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Administração Espacial Nacional da China (CNSA).
 
Na reunião técnica, foi abordado o projeto da carga útil com Radar de Abertura Sintética (SAR). Considerando as limitações do sistema, como peso da carga e consumo de energia, o CAST melhorou a capacidade de imagem SAR, ampliando os modos de imagem e aprimorando o sistema com tecnologias avançadas, como multicanal BDF, sistema de microondas e antena matriz em fases integrada.
 
Também foram apresentados os resultados do desempenho em órbita e das simulações, que evidenciaram a eficácia da Plataforma MultiMissão (PMM) para atender aos requisitos de uma missão como a Missão SAR.
 
Ambas as partes concordaram que os objetivos principais da 19ª Reunião do JPC foram cumpridos com sucesso, os intercâmbios entre as equipes técnicas foram produtivos e foram tomadas decisões para reforçar a continuidade da cooperação entre os países.
 
Participantes da 19ª Reunião do Comitê de Projetos Conjuntos (JPC).

Visita a Câmara Anecóica do Laboratório de Integração e Testes.

Visita ao lado da Câmara Vácuo Térmica do Laboratório de Integração e Testes.

Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários