INPE em Cachoeira Paulista (SP) Recebe a Visita de Coordenador de Administração do 'Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia 05/04, o site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou que em 1º de abril de 2024, o Coordenador de Administração do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Sr. Francisco Roberto Leonardo, realizou uma visita às instalações da Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (COPDT) em Cachoeira Paulista. Ele estava acompanhado pelo Coordenador da Coordenação de Administração (COADM) do INPE, Raul Ferreira da Silva Junior, o qual foi o organizador desta visita. Ambos foram recebidos por Douglas Miranda Rodrigues, que é servidor e Assistente Técnico da Coordenadora da COPDT, Sayuri Okamoto.
 
A visita teve início no Banco de Testes com Simulação de Altitude (BTSA), onde foi apresentado o Sistema de Vácuo do BTSA. Esse espaço é destinado aos testes padronizados de propulsores químicos monopropelentes e bipropelentes (até 200N) para missões espaciais, incluindo modelos de engenharia e de voo, como os utilizados no Programa Amazonia. Além disso, a Sala de Controle do BTSA foi apresentada, onde o Tecnologista Evandro Cotrim detalhou os sistemas de Aquisição e Controle do BTSA.
 
Fotos: INPE
Comitiva em frente à Câmara de Vácuo principal do BTSA. Da esquerda para a direita: Douglas Rodrigues, Francisco Leonardo, Raul Ferreira e Evandro Cotrim (Tecnologista da COPDT).
 
Sala de Controle (Sistema Supervisório) do BTSA.
 
Em seguida, a comitiva visitou o novo Laboratório de Inspeção de Propulsores e Análise de Propelentes (LIAP), responsável por análises críticas da qualidade dos propelentes (combustíveis e oxidantes) utilizados pelo INPE. Essas análises são obrigatórias antes dos testes de propulsores, garantindo a robustez do processo de qualificação. Além disso, são realizadas inspeções físicas prévias aos testes, incluindo inspeção visual e teste de válvulas.
 
Instalações do LIAP.
 
Por fim, o grupo visitou o Laboratório de Propulsão Elétrica (LPE), onde o Pesquisador Rodrigo Intini Marques, responsável pela pesquisa do INPE nesta área, apresentou as instalações e os resultados dos desenvolvimentos tecnológicos realizados pelo seu grupo de pesquisa.
 
Câmara de Vácuo para pesquisa em Propulsão Elétrica.
 
Durante a visita, houve uma valiosa troca de experiências sobre as melhores práticas entre as instituições, promovendo um "benchmark interinstitucional". Além disso, a visita foi uma forma de retribuição do INPE ao CBPF por ter recebido os alunos do Space Studies Program em 2023 (ISU-SSP23), organizado no Brasil. O INPE foi um dos organizadores locais desta última edição do SSP, em parceria com o ITA e a Prefeitura de São José dos Campos.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários