A Empresa 'Orbex' do Reino Unido, Patenteia a Tecnologia de Foguetes Reutilizáveis Apelidada de 'Petal Fold/Dobra de Pétala'.

Caros leitores e leitoras do BS,
 
Fonte: Portal Space Daily
A Orbex patenteou a tecnologia do "dobramento de pétala"
 
Em 27 de março, o portal 'Space Daily' relatou um marco significativo na vanguarda da tecnologia espacial: a empresa Orbex (Orbital Express Launch Ltd) do Reino Unido, obteve patentes para sua tecnologia revolucionária de foguetes reutilizáveis REFLIGHT. Tanto o Escritório Europeu de Patentes quanto os Estados Unidos reconheceram essa inovação, marcando um avanço notável na exploração espacial sustentável.
 
A tecnologia REFLIGHT, desenvolvida para foguetes micro lançadores como o Foguete Prime da Orbex, redefine a abordagem à reutilização de veículos de lançamento. Ela aproveita os componentes estruturais existentes do foguete, minimizando o peso adicional. Isso permite a reutilização do foguete com impacto mínimo em seu desempenho, sem a necessidade de emissões adicionais durante a reentrada na atmosfera. Ao contrário de outros sistemas reutilizáveis que dependem de mecanismos alimentados para desacelerar durante a reentrada e o pouso, o REFLIGHT oferece uma solução mais eficiente.
 
O Foguete Prime, com seu design de dois estágios, incorpora o sistema REFLIGHT através da transformação da estrutura intermediária em quatro partes em forma de 'pétala'. Essas pétalas se abrem para criar arrasto, permitindo um pouso controlado do estágio gasto de volta à Terra, auxiliado por um paraquedas leve. Após a recuperação, a Orbex pretende reformar ou reciclar o estágio retornado em sua fábrica em Forres, contribuindo para uma 'economia circular de foguetes'.
 
Jonas Bjarno, CTO da Orbex, enfatizou a importância dessa tecnologia para aprimorar a eficiência e sustentabilidade do sistema de lançamento. Ele destacou que o retorno suave à Terra minimiza o risco de danos, possibilitando a reforma e reutilização das peças, um passo crucial para alcançar a visão da Orbex de uma economia de foguetes sustentável e circular.
 
Esse anúncio ocorre logo após a recente premiação da Orbex por sua tecnologia inovadora de tanques coaxiais, reforçando o compromisso da empresa com a liderança em soluções sustentáveis na indústria aeroespacial.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários