O 'Radiotelescópio Parkes', na Austrália, Detecta 'Magnetar' Com Comportamento Sem Precedentes

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
 
Imagem: CSIRO
Impressão artística de uma magnetar com seus poderosos campo magnético e jatos de radiação.
 
No dia 8 de abril, o site Inovação Tecnológica relatou uma descoberta intrigante feita pelo Radiotelescópio Parkes, localizado na Austrália: um 'Magnetar' apresentando um comportamento sem precedentes, manifestando pulsos de rádio incomuns provenientes de uma estrela anteriormente considerada "adormecida".
 
Os pulsos de rádio foram detectados vindo da Estrela XTE J1810-197, classificada como uma magnetar, uma variante de estrela de nêutrons caracterizada por um campo magnético extremamente poderoso. Situada a aproximadamente 8.000 anos-luz de distância da Terra, essa magnetar é a mais próxima conhecida até o momento.
 
A detecção de ondas de rádio emitidas por uma magnetar é um evento extremamente raro, com apenas algumas delas produzindo sinais nessa faixa de frequência.
 
Marcus Lower, professor da Universidade de Sydney, comentou: "Ao contrário dos sinais de rádio observados em outras magnetars, este exemplar está emitindo uma quantidade significativa de polarização circular que varia rapidamente. É uma ocorrência sem precedentes em nossas observações."
 
Enquanto outras magnetars conhecidas emitem luz polarizada, os astrônomos notaram que a luz emitida por esta magnetar específica está polarizada circularmente, dando a impressão de espiralar à medida que se propaga pelo espaço.
 
Embora seja o primeiro caso documentado desse fenômeno, a equipe de pesquisa já formula uma hipótese para explicar por que essa estrela está apresentando um comportamento tão incomum.
 
"Baseado em nossos resultados, especulamos que pode existir um plasma superaquecido acima do polo magnético da magnetar, atuando como um filtro polarizador," sugeriu Lower. "No entanto, ainda há muito a ser determinado sobre como exatamente esse plasma está desempenhando esse papel."
 
Saiba mais:
 
Artigo: Linear to circular conversion in the polarized radio emission of a magnetar
Autores: Marcus E. Lower, Simon Johnston, Maxim Lyutikov, Donald B. Melrose, Ryan M. Shannon, Patrick Weltevrede, Manisha Caleb, Fernando Camilo, Andrew D. Cameron, Shi Dai, George Hobbs, Di Li, Kaustubh M. Rajwade, John E. Reynolds, John M. Sarkissian, Benjamin W. Stappers
Revista: Nature Astronomy
DOI: 10.1038/s41550-024-02225-8
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários