'Planetário da UFBA' Foi Oficialmente 'Inaugurado' no Dia de Ontem (02/04)

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Divulgação / UFBA
Planetário da UFBA.
 
No dia de ontem (02/04), como já havíamos anunciado anteriormente, o primeiro planetário da capital baiana, instalado no 'Campus da Ondina' da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi  oficialmente aberto ao público. Conforme divulgado pela mídia que cobriu o evento, o planetário passará por uma fase inicial de testes, oferecendo visitas gratuitas em duas sessões diárias, de segunda a sexta-feira, às 9h e às 16h. O acesso será por ordem de chegada, com cada sessão comportando até 85 pessoas.
 
Quando estiver em pleno funcionamento, o planetário operará diariamente das 8h às 20h. Além disso, reservará 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, e sete sessões semanais para o público interno da UFBA. As sessões abertas ao público em geral serão cobradas, com a receita revertida para a manutenção do próprio planetário. O agendamento das visitas poderá ser feito por meio do Sympla ou do site do planetário.
 
A experiência dentro da sala, com capacidade para 85 pessoas, será proporcionada por meio da projeção de imagens e sons utilizando softwares modernos e conexão de alta velocidade à internet. Toda a estrutura do planetário, desde a construção até os equipamentos, foi generosamente doada à UFBA por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).
 
A gestão deste novo equipamento será realizada através de uma parceria entre a UFBA, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O terreno para a construção do Planetário, situado ao lado da portaria principal do campus de Ondina, na Avenida Milton Santos, foi cedido pela UFBA para a implementação deste projeto.
 
Ricardo Miranda, diretor do Instituto de Física e membro da comissão gestora do Planetário, ressalta a importância desse tipo de equipamento, presente em quase todas as capitais brasileiras e, agora, em Salvador pela primeira vez. Ele destaca que o planetário é um local encantador para a astronomia e para as ciências em geral.
 
Miranda enfatiza que as sessões do planetário proporcionam uma experiência imersiva com alta qualidade de imagem e som, despertando nos estudantes o interesse em explorar os temas apresentados. Além disso, ele destaca as múltiplas maneiras pelas quais o novo equipamento poderá ser utilizado pela universidade, incluindo cursos, atividades de diferentes disciplinas e até mesmo transmissões ao vivo de cirurgias.
 
O Instituto de Física, diretamente ligado ao Planetário, oferecerá o curso de Introdução à Astronomia no local, enquanto a Faculdade de Comunicação planeja utilizar o espaço para atividades relacionadas ao curso de cinema. Outras unidades de ensino, como a Faculdade de Medicina, a Escola de Dança e a Politécnica, também demonstraram interesse em utilizar o espaço, que será capaz de adaptar suas projeções para diferentes propósitos.
 
Este é um momento emocionante para a comunidade acadêmica e para os entusiastas da astronomia em Salvador, e mal podemos esperar para ver como o planetário irá inspirar futuras gerações de estudantes e pesquisadores.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários