AEB Anuncia Que a 'IV Reunião Deliberativa do ProSAME' Será Realizada em Junho

Caros leitores e leitoras do BS!
 

No dia 05/04, o portal oficial da nossa piada espacial (AEB) anunciou que no próximo dia 12 de junho, o Presidente da instituição e os Diretores estarão presentes na 'IV Reunião Deliberativa Ordinária do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME)'.
 
Instituído pela Portaria n° 857, de 25 de maio de 2022, o ProSAME é parte integrante do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) em vigor para o período de 2022 a 2031. O Procedimento tem como objetivo principal qualificar progressivamente propostas de missões espaciais, passando por etapas de admissão, qualificação e habilitação, até que algumas possam ser oficialmente adotadas como missões espaciais.
 
Qualquer entidade interessada pode submeter uma proposta de missão espacial para ser avaliada no âmbito do ProSAME. Para isso, é necessário que o líder máximo da instituição formalize a proposta junto à AEB, fornecendo as informações mínimas exigidas para a Carteira de Admissão, conforme estabelecido na Portaria do ProSAME (disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-857-de-25-de-maio-de-2022-403644515).
 
As propostas segundo o site da AEB podem ser submetidas a qualquer momento, porém, uma nova proposta só será discutida em uma reunião do ProSAME se for enviada dentro do prazo adequado para que as análises necessárias sejam realizadas, considerando que a complexidade de cada proposta pode variar. Para garantir a inclusão na próxima reunião, recomenda-se que eventuais novas propostas sejam encaminhadas à AEB até o final de abril de 2024.
 
Atualmente, importantes projetos de missões espaciais estão em desenvolvimento no setor espacial brasileiro, em colaboração com parceiros internacionais. A próxima reunião do ProSAME deverá fornecer atualizações sobre o andamento dessas iniciativas. Mais detalhes sobre o fluxo do ProSAME e o conteúdo das carteiras podem ser encontrados em: http://observatorio.aeb.gov.br/prosame.


Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários