Nova Tecnologia de 'Vela Solar' Será Lançada em Breve Pela NASA Através de Um Foguete da Rocket Lab

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: NASA/Aero Animation/Ben Schweighart
Representação artística da próxima vela solar da NASA, ACS3, em órbita acima da superfície da Terra.
 
No dia de ontem, 15 de abril, o portal Olhar Digital divulgou que a NASA planeja ainda este mês de abril lançar da Nova Zelândia, uma Vela Solar utilizando um Foguete Electron da empresa Rocket Lab. (comunicado)
 
Conforme o portal informou, a NASA agendou uma missão para testar novos materiais em viagens espaciais em órbita terrestre para este mês. O objetivo principal da missão, denominada “Sistema Avançado de Velas Solares Compostas” (ACS3), é avaliar o uso de velas solares feitas com novas lanças compostas. Estas lanças, projetadas para desdobrar e manter quatro folhas triangulares extremamente finas, formam um painel similar a uma pipa.
 
As lanças ACS3 são mais rígidas e leves que as tecnologias anteriores, permitindo que a vela seja ampliada para 80 metros quadrados a partir de um satélite do tamanho de um micro-ondas em menos de 30 minutos.
 
A decolagem da espaçonave está prevista para acontecer com um foguete Electron da Rocket Lab, partindo do local de lançamento da empresa em Māhia, na Nova Zelândia.
 
Velas solares utilizam a luz solar para impulsionar cargas de forma semelhante aos veleiros com o vento, tornando-se uma alternativa viável às espaçonaves tradicionais com propulsão química. Quando fótons de luz atingem uma vela solar, transferem seu impulso para a vela, proporcionando aceleração contínua às espaçonaves no espaço.
 
 
Pesquisadores em astrobiologia veem potencial nas velas solares para a busca por vida extraterrestre nas luas Europa, de Júpiter, e Encélado, de Saturno, que possuem condições favoráveis para a existência de vida em seus oceanos subterrâneos.
 
Missões anteriores, como a LightSail 2, foram bem-sucedidas, porém utilizavam lanças de metal mais pesadas e sujeitas a alterações imprevisíveis devido às variações bruscas de temperatura no espaço. O satélite ACS3, quatro vezes maior que o LightSail, emprega lanças mais leves feitas de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), que são robustas e flexíveis o suficiente para dobrar compactamente no lançamento.
 
Alan Rhodes, engenheiro líder da missão no Centro de Pesquisa Ames da NASA, destacou que sete metros das lanças podem ser enrolados para um tamanho manual, e a expectativa é que as tecnologias inovadoras desta missão inspirem novas aplicações ainda não imaginadas.
 
Após alcançar a órbita a mil quilômetros acima da Terra, a espaçonave iniciará um processo de 25 minutos para desdobrar as lanças compostas, cobrindo as diagonais da vela. Se tudo ocorrer conforme o planejado, a missão testará também a alteração da órbita da espaçonave através da vela solar, fornecendo dados valiosos para futuras missões.
 
Quando totalmente implantada, a vela solar terá a largura de seis vagas de estacionamento padrão. Com suas dimensões, a superfície refletora brilhará no céu tão intensamente quanto Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários