Revista Foguetes Brasileiros divulga informações sobre novo Cronograma Oficial do VS-50 (com lançamento já para 2025 e confirmação de maracutaias já previstas pelo BS)
Olá, Leitora! Olá, Leitor!
Com a resposta da AEB foram confirmandas várias hipóteses levantadas pela comunidade espacial sobre o andamento do programa S40, apesar da mesma não ter comentado sobre os demais itens do IAE que compõem o VS50-V1 / VLM, como o motor inerte S-44 e a carga útil SISNAV como sistema de navegação auxiliar.
Por outro lado, foi pontuada a decisão da Força Aérea Brasileira (FAB) de qualificar o SISNAV durante o voo do Hanbit em 2023, cujos resultados nunca foram oficialmente apresentados. Já para o VS50-V2 do S50, não foi comentada a necessidade de teste em banco do S44 (segundo estágio), o que talvez explique o maior prazo para a prontidão desse voo. A carga útil do v2 será o Hexafly, um planador hiperssônico da ESA (veja aqui), indicando um avanço significativo no programa espacial brasileiro.
Dessa história toda, as últimas incógnitas remanescente seriam se a Avibras vai repor o motor S50 com defeito, anterior ao teste de banco de provas realizado na Usina Coronel Abner (UCA) em 01/10/2021 (veja aqui), completando assim os 08 (não 06, viu FAB? entenda o por que do destaque aqui) motores previsto originalmente para o projeto e, em segundo lugar, qual carga útil o VLM-1 V1 vai transportar.
No entanto, na que tange a quantidade de motores, na própria resposta da AEB temos a constatação daquilo que já vinhamos dizendo por diversas vezes, baseada na campanha de desinformação promovida pela FAB de teriam sido contratados 06 motores S50 ao invez de 08.
˜Etapa 11 – Assinatura de um novo contrato para a produção de mais motores S-50 [Até Março de de 2026]
Segundo o coordenador de veículos lançadores, Fábio Rezende, “Em relação à compra dos S-50 para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), caso o cronograma se mantenha, está prevista para acontecer até março de 2026. Nesse sentido, qualquer decisão relacionada à aquisição dos S-50 será comunicada oportunamente.”
Iremos tratar desse assunto no programa Espaço Semanal da próxima quinta-feira, 14/03/2024. Se liguem!
Em tempo, agradecemos ao nosso entusiasta e apoiador Raul Carlos pelo envio da matéria.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Cronograma Oficial do VS-50 COM DATA DE LANÇAMENTO
7 de março de 2024
Etapa 2 – Entrega do motor às instalações da Usina Coronel Abner [Em Duvida]
A Usina Coronel Abner é um centro de testes de motores foguete, posicionado a beira de uma pedreira abandonada onde os motores podem ser ignitados em segurança, mas não sabemos se o motor em si foi entregue ou não, pois o documento diz que a previsão de entrega é Fevereiro de 2024 podendo ser Adiado para Março, porém o documento não deixa claro se foi adiado ou não.
Etapa 3 – Segundo Tiro em Banco do Motor [Junho de 2024]
A segunda ignição em banco de testes será realizado no mês de junho desse ano, a principal diferença é que este motor agora utilizará um sistema de gimbals, ou atuadores eletromecânicos, para controlar a tubeira, o sistema que controla atitude de foguete durante a sua decolagem, essa tubeira móvel será desenvolvida pelo DLR, a Agencia Espacial Alemã.
Etapa 4 – Entrega do Quinto Motor Fabricado pela Avibrás [Dezembro de 2024]
Caso dê tudo certo com o teste, a Avibrás entregará o quinto motor, o primeiro modelo de voo do motor S50, para o voo do foguete VS-50, com as alterações exigidas após o Tiro em Banco;
Etapa 5 – Entrega dos Sistemas Fabricados pelo DLR [Dezembro de 2024]
No mesmo mês também será entregue a Coifa, Sistema de navegação primário, Tubeira Móvel e outros subsistemas de responsabilidade do DLR;
Etapa 6 – Ensaios Dinâmicos de Aceitação [Entre Janeiro e Fevereiro de 2025]
Já no início de 2025 serão os testes integrados do VS-50, onde será verificado se os sistemas do DLR e do IAE funcionam bem integrados;
Etapa 7 – Preparação do CLA [Até Fevereiro de 2025]
Preparação da Plataforma de lançamento em alcantara;
Etapa 8 – Início da janela de lançamento do Primeiro VS-50 [Março de 2025]
Inicio das operações de lançamento do VS-50 no centro de lançamentos de alcantara no maranhão, nessa missão o segundo estágio do VS-50, o motor S-44, será inerte, ou seja, será um peso morto, por que o objetivo dessa missão será testar o motor S50 em voo;
Etapa 9 – Entrega pela Avibrás do Sexto motor S-50 [Até Dezembro de 2025]
Caso dê tudo certo com o Voo, a Avibrás entregará o sexto e ultimo motor S-50 previsto em contrato e o segundo modelo de voo do VS-50;
Etapa 10 – Inicio da Janela de Lançamento do Segundo VS-50 [Março de 2026]
Nessa missão será lançado o Planador Hiperssônico Hexafly, desenvolvido pela Agencia Espacial Européia, ESA, e o VS-50 estará na sua versão completa;
Etapa 11 – Assinatura de um novo contrato para a produção de mais motores S-50 [Até Março de de 2026] Segundo o coordenador de veículos lançadores, Fábio Rezende, “Em relação à compra dos S-50 para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), caso o cronograma se mantenha, está prevista para acontecer até março de 2026. Nesse sentido, qualquer decisão relacionada à aquisição dos S-50 será comunicada oportunamente.” Etapa 12 – Entrega dos dois motores S-50 que equiparão o VLM-1 [Até Dezembro de 2026] Caso tudo dê certo, a empresa escolhida para entregar os novos S-50, que pode ser a avibrás ou não, terá até dezembro de 2026 para entregar os dois modelos de voo do S-50, tanto o motor com tubeira para Nível do Mar quanto o motor com tubeira modificada para o vácuo que serão usados no primeiro modelo de voo do Veículo Lançador de Microssatélites, VLM. INÍCIO DA JANELA DE LANÇAMENTO DO VLM-1 [MARÇO DE 2027] E finalmente, se nada atrasar e se tudo der certo o VLM-1 será lançado em algum momento do mês de março de 2027 Fonte: Coordenação de Veículos Lançadores da Agência Espacial Brasileira Via Lei de Acesso a Informação Documento Oficial da AEB:
FAB e AEB... Tudo a ver nas falácias e incompetências
ResponderExcluir