O 'Cometa do Diabo' Poderá Ficar Visível a 'Olho Nú' Durante o 'Eclipse Solar' de 8 de Abril

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada ontem 04/03 pelo site 'Canaltech', a notícia de que durante o Eclipse Solar de 8 de abril próximo, o Cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como ‘Cometa do Diabo’ devido a sua cabeleira ter uma aparência de chifres, poderá ficar visível a ‘Olho Nú’. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
Home - Notícias - Ciência – Espaço
 
"Cometa do Diabo" Pode Ficar Visível a Olho Nu em Eclipse Solar
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Luciana Zaramela
04 de Março de 2024 às 09h29
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: Comet Chasers/Students do St Mary's Primary School Bridgend

O cometa 12P/Pons-Brooks, que ficou famoso por apresentar formato semelhante à espaçonave Millenium Falcon, da franquia Star Wars, pode se tornar visível durante o eclipse solar de 8 de abril.
 
Em rota rumo à aproximação do nosso planeta, o 12P/Pons-Brooks entra em erupção à medida que se aproxima do Sol. Isso ocorre porque a radiação solar libera uma combinação de gelo e gás chamada criomagma, que é a versão gelada do magma vulcânico.
 
O cometa entrou em erupção algumas vezes em 2023, com sua cabeleira ganhando uma aparência de chifres — daí o apelido “cometa do Diabo”. Ele vai fazer sua aproximação máxima do Sol no dia 24 abril, e talvez se torne visível a olho nu.
 
Antes mesmo da aproximação máxima, o 12P/Pons-Brooks pode brilhar no céu, principalmente se novas explosões criovulcânicas ocorrerem por lá. Por isso, astrônomos e entusiastas estão na expectativa de que o cometa esteja visível durante o próximo eclipse solar.
 

Infelizmente, o privilégio para observação vai ser do hemisfério Norte — tanto para o eclipse quanto para o cometa. Ainda assim, o hemisfério Sul pode ter um vislumbre do objeto logo ao amanhecer, caso as erupções realmente aconteçam.
 
Vale lembrar que, devido às interações com os raios solares, cometas são objetos muito imprevisíveis. À medida que se aproximam da estrela, podem ficar mais brilhantes que o previsto ou simplesmente se partirem em vários pedaços, acabando com as esperanças de que se tornem visíveis.

Comentários