A Envelhecida Sonda "Voyager 1 da NASA, Envia Resposta Surpreendente Após 'Cutucada' da Terra"

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: Agência de notícias CNN

No dia 15/01 a agência de notícias CNN publicou em seu site a notícia de que a Sonda Espacial Voyager 1 da NASA, em seu contínuo avanço pelo espaço, ofereceu recentemente uma resposta intrigante após receber um impulso da Terra. Engenheiros enviaram um "estímulo" à sonda e, como resposta, obtiveram um sinal potencialmente encorajador. Espera-se que isso ajude a resolver um problema de comunicação que persiste há cinco meses com a espaçonave, está já bastante antiga.
 
Lançadas em 1977, Voyager 1 e sua gêmea, Voyager 2, estão explorando regiões desconhecidas do cosmos, nos confins do sistema solar. Embora Voyager 1 continue a transmitir um sinal de rádio estável para a equipe de controle da missão na Terra, não há dados úteis transmitidos desde novembro, indicando um problema com um dos três computadores a bordo.
 
Um novo sinal recebido recentemente da sonda sugere que a equipe da missão da NASA pode estar progredindo na compreensão do que a Voyager 1 está enfrentando. Atualmente, Voyager 1 é a espaçonave mais distante da Terra, a cerca de 15 bilhões de milhas de distância.
 
Enquanto isso, Voyager 2 viajou mais de 12,6 bilhões de milhas a partir de nosso planeta. Ambas estão em espaço interestelar e são as únicas espaçonaves a operar além da heliosfera, a bolha magnética e de partículas do sol que se estende bem além da órbita de Plutão.
 
Vale lembrar que, inicialmente projetadas para durar cinco anos, as sondas Voyager são as duas espaçonaves de operação mais longa da história. Sua longevidade proporcionou insights adicionais sobre nosso sistema solar e além, após atingirem seus objetivos iniciais de passar por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
 
Sonda espacial Voyager-1

Porém, enfrentam desafios à medida que envelhecem. A equipe da missão percebeu pela primeira vez o problema de comunicação com a Voyager 1 em novembro de 2023, quando o sistema de dados de voo começou a enviar um padrão repetitivo de código.
 
Desde então, têm tentado reiniciar o sistema de computador e entender a causa do problema. Recentemente, enviaram um comando, chamado de "estímulo", para a Voyager 1, na esperança de resolver a questão.
 
Como a Voyager 1 está tão distante, leva 22,5 horas para os comandos enviados da Terra alcançarem a espaçonave, e 45 horas para receber uma resposta. A equipe está analisando a leitura da memória da Voyager 1 para encontrar uma solução.
 
O último problema semelhante ocorreu em 1981, mas este parece ser diferente. Ambas as sondas têm enfrentado dificuldades ao longo dos anos, mas têm sido capazes de superá-las. Enquanto continuam sua jornada pelo espaço, a equipe tem desligado gradualmente os instrumentos das "idosas" Voyager, a fim de prolongar suas missões.
 
Brazilian Space
 

Brazilian Space 15 anos

Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários