Um Novo Estudo da Universidade de Pádua Sugere Que o Exoplaneta WASP-12b Está em 'Rota de Colisão' Com a Sua Estrela Mãe.

Prezados leitores e leitoras do BS,
 
Imagem: NASA

Astrônomos da Universidade de Pádua recentemente fizeram uma descoberta intrigante: o WASP-12b, um planeta extremamente quente e com uma forma oval, está em rota de colisão com sua estrela-mãe. Surpreendentemente, isso está previsto para acontecer em cerca de três milhões de anos. Para nós, simples mortais, esse período é praticamente uma eternidade. No entanto, em termos cósmicos, é apenas um instante.
 
O WASP-12b é conhecido por ser o planeta mais quente já encontrado. Ele orbita tão próximo de sua estrela anã amarela que seu ano dura quase o mesmo que um dia terrestre. Essa proximidade extrema resulta em temperaturas superficiais que ultrapassam os dois mil graus Celsius, o que lhe rendeu o apelido de "Júpiter ultraquente".
 
A gravidade intensa da estrela distorce a forma do WASP-12b, deixando-o com uma aparência oval. Além disso, essa força gravitacional arranca material do planeta, contribuindo para a formação de um disco de matéria ao redor da estrela. Essas interações também aceleram sua queda orbital, ou como podemos simplificar, seu mergulho em direção à estrela.
 
Desde sua descoberta em 2008, o WASP-12b tem se destacado entre os exoplanetas devido às suas características extremas e às variações orbitais incomuns. Estudos recentes analisaram dados das transições do WASP-12b à medida que passa em frente à sua estrela ao longo de 12 anos. Essas análises refinaram as previsões sobre o tempo restante até a colisão e proporcionaram uma compreensão mais profunda das características da estrela anfitriã.
 
Embora inicialmente tenha sido sugerido que a estrela anfitriã do WASP-12b estivesse em uma fase avançada de sua vida, caminhando para se tornar uma subgigante, análises mais recentes desafiam essa ideia, indicando que a estrela ainda está na fase de sequência principal. Esse paradoxo desafia nossas explicações atuais para a rápida perda orbital do planeta.
 
A importância dessa pesquisa reside no fato de que abre portas para estudos adicionais sobre planetas como o "Júpiter ultraquente" e suas órbitas. O caso do WASP-12b sugere que a colisão de planetas com suas estrelas pode ser mais comum do que se pensava anteriormente, especialmente entre estrelas mais antigas.
 
Este estudo, publicado no repositório arXiv, marca o início de uma série de pesquisas que buscam compreender o decaimento orbital de planetas semelhantes ao WASP-12b. Tais estudos serão fundamentais para ampliar nosso conhecimento sobre a dinâmica e o destino final desses exoplanetas extremos, colaborando com missões como a Cheops, da Agência Espacial Europeia (ESA).
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários