Tentativa de Lançamento do Foguete Kairos pela Space One Termina em Explosão

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


Na manhã de quarta-feira (13), pelo horário local — noite de terça-feira (12) no Brasil, a tentativa de lançamento do foguete Kairos pela empresa japonesa Space One terminou em fracasso quando o veículo explodiu segundos após a decolagem, por volta das 11h01, a partir da plataforma de lançamento em Kushimoto, Japão.

A Space One já havia adiado o lançamento do Kairos diversas vezes, a última delas no sábado, devido à presença de um barco nas proximidades da plataforma. No entanto, logo após a decolagem nesta terça-feira, o foguete explodiu no ar, lançando chamas e fragmentos de combustível pela plataforma.

YouTube · NBC News

Em um comunicado, a Space One confirmou o fracasso do lançamento e anunciou que as causas da explosão estão sendo investigadas. O objetivo do lançamento era colocar em órbita um satélite experimental do governo japonês, com um voo de duração prevista de cerca de 50 minutos e uma órbita de 500 quilômetros. A Space One, fundada em Tóquio em 2018, pretendia ser a primeira empresa privada japonesa a colocar um satélite em órbita, um feito que até então só havia sido realizado pela Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA), em alguns casos em colaboração com o setor privado. O foguete Kairos, com 18 metros de comprimento e 23 toneladas de peso, é um minilançador de satélites, movido a combustível sólido, projetado para transportar uma carga de até 250 quilogramas para a órbita baixa da Terra. A Space One conta com a participação de grandes empresas japonesas, como Canon Electronics, construtora Shimizu e vários dos principais grupos financeiros do país. Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários