SpaceX realiza teste Integrado de Voo (IFT-3) da Starship com sucesso, mas ainda não emplacou 100% dos objetivos propostos

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Como é de conhecimento publico, a SpaceX conduziu hoje (14/03/2024) pela manhã o terceiro Teste Integrado de Voo (IFT-3) de uma combinação totalmente empilhada da Starship/Super Heavy a partir do Starbase em Boca Chica, Texas. O lançamento, que ocorreu às 8h25min CDT, encontrou um atraso devido aos fortes ventos e à necessidade de limpar a área de lançamento de barcos de camarão. Apesar disso, a missão alcançou várias etapas críticas, incluindo queima total dos motores Raptor de ambos os veículos, "hot-staging" e "boost-back" bem-sucedidos, transferência de propelente no espaço e abertura e fechamento da porta de baia de carga da Starship.

Fonte: https://www.americaspace.com/wp-content/uploads/2024/03/Screenshot-1293-1-800x450.png

A combinação Starship/Super Heavy destaca-se como o maior e mais poderoso impulsionador orbital da classe, com uma altura de 120 metros e uma força de empuxo de decolagem de 7,5 milhões de quilogramas. O IFT-3 marca o terceiro e mais bem sucedido teste, totalmente integrado do conjunto Starship/Super Heavy, seguindo lançamentos anteriores em abril e novembro que, apesar de espetaculares, deixaram um pouco a desejar em termos de atingimento das metas estavelecidas pela SpaceX.

Embora a missão IFT-1 de abril tenha estabelecido um novo recorde para impulso de decolagem, superando até mesmo o lendário Saturn V, problemas técnicos levaram ao seu fim prematuro. O IFT-2 de novembro viu queimas bem-sucedidas de motor e estágio, mas o veículo foi perdido devido a um problema com o Sistema de Segurança de Voo Autônomo.

Os preparativos para o IFT-3 começaram em dezembro, com extensos testes e ensaios conduzidos antes do lançamento. A SpaceX recebeu aprovação regulatória da FAA no início da semana, permitindo que o lançamento prosseguisse conforme planejado.

Durante o voo, a Starship cruzou a fronteira internacionalmente reconhecida do espaço, conhecida como Linha de Kármán, e demonstrou com sucesso a transferência de propelente no espaço. No entanto, uma reacendimento planejado dos motores não ocorreu, e a Starship reentrou na atmosfera para um "aterrissagem" abrupta, resultando em sua perda.

Segundo declaração da própria SpaceX, veja a lista de objetivos alcançadpse não lacançados pelo IFT-3:

Objetivos Alcançados:

1) Saída do Pad e funcionamento dos 33 Raptors por tempo total.
2) Separação dos veículos por Stagem.
3) Ativação dos motores do Starship e duração total da queima até chegar na altitude e velocidade pretendidas para o voo suborbital.
4) Queima de retorno e reentrada do Super Heavy.

5) Comunicação via Starlink.

6) Abertura e fechamento da porta do porão de carga.
7) Transferência de propelente entre os tanques.
8) Manobra de rotação para reentrada do Starship. Objetivos Não-Alcançados:
9) Super Heavy não fez um pouso suave e totalmente controlado no mar (explodiu com cerca de 400 metros de altitude).
10) Starship não realizou a reativação de um Raptor para simular uma queima de deórbita (propositadamente, segundo a SpaceX).
11) Starship não fez um pouso brusco no oceano índico (Explodiu ainda na reentrada).

Apesar desse contratempo, a missão forneceu dados valiosos e insights para o desenvolvimento contínuo do programa Starship da SpaceX. A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, expressou parabéns à equipe por seus esforços e destacou a conclusão bem-sucedida de vários objetivos da missão.

O teste IFT-3 destaca a complexidade e os desafios de desenvolver sistemas de transporte espacial de próxima geração. À medida que a SpaceX continua a refinar seu projeto e operações da Starship, cada teste aproxima a empresa de seu objetivo de possibilitar a exploração humana de Marte e além.

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