INPE Alcança Marca Histórica: Sucesso no Teste de Alta Velocidade do Propulsor VSI-PPT
Olá, Leitora! Olá, Leitor!
No último dia 21 de fevereiro de 2024, o Laboratório de Propulsão Elétrica Espacial (LPEL), pertencente à Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (COPDT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), alcançou um marco significativo. O teste inaugural do modo de alto impulso específico do propulsor de plasma pulsado, denominado VSI-PPT (Variable Specific Impulse Pulsed Plasma Thruster), foi bem-sucedido.
De acordo com a fonte (veja aqui), publicada em 08/03/2024 e atualizada em 11/03/2024, o VSI-PPT é projetado para ser utilizado em satélites e sondas espaciais, tanto na fase de injeção orbital quanto na manutenção orbital. Este teste preliminar valida a operação do propulsor no modo de alto impulso específico, onde o propelente é convertido em plasma e ejectado a velocidades estimadas em 25 km/s, através de forças elétricas e magnéticas.
Um ponto-chave deste desenvolvimento é a capacidade do VSI-PPT em ajustar tanto o empuxo quanto a velocidade de ejeção do propelente, possibilitando uma maior eficiência energética em cada fase da missão. Essa versatilidade pode potencialmente estender a duração das missões espaciais, reduzir a massa total do sistema propulsivo e otimizar o espaço disponível para cargas úteis nos veículos espaciais.
O projeto, liderado pelo pesquisador Rodrigo Intini Marques, é financiado pelo CNPq e conta com a participação de bolsistas dedicados ao desenvolvimento, teste e modelagem do VSI-PPT. Com esse avanço, o INPE reforça seu papel na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias espaciais.
Brazilian Space
Comentários
Postar um comentário