DIA INTERNACIONAL DA MULHER : Por mais mulheres nas atividades espaciais!

Olá, Leitora!

Nesse Dia Internacional da Mulher (08/03/2034), nós do Brazilian Space celebramos e exaltamos as conquistas, a resiliência e a luta contínua das mulheres por igualdade, justiça e reconhecimento em todas as esferas da sociedade e mais uma vez destacamos a necessidade das mulheres se inserirem, ainda mais, nas atividades espaciais. E para isso é importantíssio incentivar a participação da mulher brasileira nesse universo fascinante.

 

 
Imagens geradas por IA pela editoria do BS.

Desde o início da exploração espacial, mas, principalmente, nos últimos anos, testemunhamos avanços significativos na diversificação das equipes espaciais, com mais mulheres ocupando papéis importantes em missões e projetos espaciais ao redor do mundo. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer neste campo. É essencial reconhecer que a inclusão de mulheres, mais do que igualdade de gênero ou justiça social, é fator de enriquecimento da ciência e da exploração espacial com perspectivas únicas e talentos diversos.

No cenário brasileiro, a presença feminina nas atividades espaciais tem sido historicamente limitada. Embora o país tenha um programa espacial ativo, o número de mulheres envolvidas nessas iniciativas vem crescendo, mas, infelizmente, ainda permanece baixo. Isso não é reflexo de uma falta de interesse ou habilidade, mas sim de barreiras sistêmicas e culturais que precisam ser superadas.

Como reflexo dessa questão sistêmcia e cultural, nós do BS percebemos essa discrepância e seus reflexos, no baixo número de mulheres inscritas e acompanhando o nosso canal, hoje cerca de 16%. O que é muito pouco.

É aqui que entra a importância de destacar que o BS tem sido uma voz pioneira na defesa da participação feminina na exploração espacial brasileira, como forma de inspirar e encorajar as mulheres e as jovens garotas para atuarem nessa área. Além de buscarmos destacar os feitos das mulheres brasileiras em diversos artigos, em outras publicações, como a sobre estações espaciais internacionais privadas (aqui), o BS destacou, que na era do Program Artemis Americano (programa que vai levar a primeira mulher à Lua), urge a necessidade do nosso governo incluir uma mulher como o próximo brasileiro a ir ao espaço, após a missão do Centenário que levou o astronauta Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS), em 2006:

"Mudança de Paradigma e Oportunidades Para o Mundo e Para o Brasil

A mudança de paradigma que o NewSpace vem promovendo no setor espacial é algo inimaginável há cerca de uma ou duas décadas atrás. Muito mais do que uma tendência de mercado, esse movimento propicia a ampliação de oportunidades e uma verdadeira democratização de um segmento que era dominado por governos de países poderosos e por grandes corporações. (...)  

Mesmo assim, com o cenário que se apresenta para os próximos anos, o uso como serviço de infraestruturas espaciais para pesquisa, testes e validação de produtos ou mesmo para o turismo, vai permitir que, por exemplo, países como o Brasil possam, dentre outras atividades, retomar um programa de preparação de astronautas que inspire e motive a juventude quanto ao tema do espaço. (...) 

..., não seria demais imaginar o Brasil retomando a preparação de especialistas em operações espaciais em um futuro próximo. Nesse sentido, com o atual efetivo de oficiais mulheres na nossa Força Aérea Brasileira (FAB), por que não pensarmos em uma mulher astronauta para empunhar e conduzir a nossa bandeira ao espaço mais uma vez?" (2019. BOTELHO, R. "As Boas Vindas às Estações Espaciais e aos Hotéis Orbitais Privados", Artigo. Brazilian Space. 31 de maio de 2019." (Link)

Além disso, em um vídeo intitulado "Precisamos de uma astronauta brasileira urgentemente", enfatizamos a importância de promover e apoiar as mulheres interessadas em seguir carreiras espaciais:

Vídeo do Brazilian Space de 28/03/2023.

Essa defesa não é apenas uma questão de representatividade simbólica, mas também de oportunidade e igualdade de acesso. Ao encorajar e apoiar mulheres brasileiras interessadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), especialmente nas áreas relacionadas à exploração espacial, estamos investindo no futuro do país e no avanço da humanidade como um todo.

É crucial que o Dia Internacional da Mulher seja mais do que uma ocasião para celebrar. Deve ser um momento de reflexão e ação, um lembrete de que ainda há muito a ser feito para alcançar a igualdade de gênero em todos os setores, incluindo a exploração espacial.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos

Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários