Lixo Espacial: Missão Espacial Japonesa Lançada em Fevereiro Último, Poderá Ajudar a Remover Um Foguete Morto da Órbita da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia foi veiculada ontem 03/03 no site "Olhar Digital", destacando que a missão espacial japonesa denominada de ‘Remoção Ativa de Detritos da Astroscale-Japan’ ou ‘Missão ADRAS-J’, lançada ao espaço em 18/02, terá como objetivo tentar ajudar a remover o Estágio Superior de um Foguete japonês H-2A. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos 
Espaço que inspira, informação que conecta! 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Missão Pode Ajudar a Remover Um Foguete Morto da Órbita da Terra
 
A missão tem como objetivo alcançar e caracterizar o estágio superior de um antigo foguete japonês que está a deriva na órbita da Terra
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
03/03/2024 - 06h00
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
(Crédito: Quadro Filme)
Lixo espacial.
 
Durante os quase 70 anos desde que o primeiro satélite foi lançado na órbita da Terra pela Rússia, outros países têm enviado inúmeras outras coisas para lá, desde satélites a restos de foguetes. A maioria desses objetos, estão por lá, à deriva e sem nenhum plano para serem retirados, o que pode deixar o espaço um lugar nada seguro. Agora, no entanto, uma missão da Astroscale Japan dará o primeiro passo para resolver esse problema.
 
* A missão é conhecida como Remoção Ativa de Detritos da Astroscale-Japan ou ADRAS-J;
 
* Ela foi lançada no dia 18 de fevereiro, mas teve início oficial no dia 22 de fevereiro;
 
* Seu objetivo é alcançar e caracterizar um pedaço de lixo espacial que não foi projetado para ser alcançado e nem está emitindo sinal ou se comunicando com a Terra.
 
(Crédito: Astroscale Japan)
Missão ADRAS-J.
 
A Missão Não Será Nada Fácil
 
Esse lixo espacial é o estágio superior de um foguete japonês H-2A, com cerca de 11 metros de comprimento, 4 de diâmetro e pesando 3 toneladas. O grande problema de recuperá-lo é que não sabe muito sobre ele, apenas que está flutuando em algum lugar da órbita da Terra.
 
(Crédito: Astroscale Japan)
A missão ADRAS-J irá alcaçar e caracterizar o estagio superior de um foguete H-2A.
 
O resto de foguete não possui nenhum equipamento que permita a sua detecção ou algo que facilite seu acoplamento. Além disso, ele pode ter colidido com outro detrito espacial, podendo estar danificado e em movimento descontrolado. Da Terra, nada pode ser feito, visto que seu movimento não pode ser controlado. Tudo isso pode deixar as coisas ainda mais difíceis para a missão.
 
“As operações de encontro e proximidade (RPO) são fundamentais para qualquer serviço futuro em órbita, garantindo a abordagem segura da espaçonave de serviço à espaçonave cliente e outros objetos, como detritos espaciais.”
 
Astroscale Japan, em comunicado 
 
Essa primeira etapa da missão irá encontrar, abordar e caracterizar o lixo espacial. Além disso, ela também mostrará ser capaz de se manter a uma distância fixa do alvo. Caso seja um sucesso, mostrará que pode se encontrar com qualquer objeto em órbita, desde recuperar lixo espacial até atender satélites que estão enfrentando problemas.

Comentários