Dois Astronautas Japoneses Irão Realizar Uma 'Missão de Pouso Lunar' Como Parte do Ambicioso 'Programa Artemis' da NASA.

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: NASA
Uma representação artística de astronautas realizando atividades na superfície lunar.
 
Em um acordo recente divulgado no domingo (18/03), e publicado no website Nikkei Asia,  o Japão se juntou ao ambicioso programa de exploração lunar liderado pela NASA, com dois de seus astronautas programados para pisar na superfície lunar. Este acordo essencial estabelece uma colaboração entre os governos japonês e dos Estados Unidos no âmbito do programa Artemis, o qual tem como meta principal levar humanos de volta à lua, uma façanha não realizada desde os gloriosos dias do programa Apollo nas décadas de 1960 e 1970.
 
Inicialmente destinados a integrar a tripulação da estação espacial Gateway em órbita lunar, os astronautas japoneses agora estão mais perto de concretizar o sonho de caminhar na lua. Detalhes como o número exato de astronautas japoneses que participarão da expedição lunar estão sendo finalizados em discussões entre os dois governos.
 
A crescente compreensão sobre a presença de gelo abaixo da superfície lunar está transformando a lua em uma plataforma estratégica para a exploração espacial humana, além de servir como um trampolim para missões mais distantes, como a Marte. O Japão, almejando pousar seus astronautas na lua até a segunda metade da década de 2020, busca tornar-se o segundo país, depois dos Estados Unidos, a alcançar tal feito. Vale ressaltar que doze astronautas americanos já deixaram suas pegadas na superfície lunar.
 
O cronograma do programa Artemis prevê o envio de astronautas à lua em setembro de 2026, com a participação esperada dos membros da tripulação japonesa em um pouso que deve ocorrer em 2028 ou posteriormente. Contudo, essas datas-alvo podem sofrer alterações devido a atrasos no desenvolvimento de espaçonaves pela NASA e outros fatores.
 
Desde a seleção de dois novos candidatos a astronautas pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) em fevereiro de 2023, Makoto Suwa e Ayu Yoneda estão imersos em um intenso programa de treinamento, com a expectativa de serem oficialmente certificados como astronautas em novembro.
 
A confirmação da cooperação espacial entre Japão e Estados Unidos está prevista para ocorrer durante o encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 10 de abril. Na ocasião, espera-se que o administrador da NASA, Bill Nelson, e Masahito Moriyama, ministro de ciência e tecnologia do Japão, assinem um acordo abordando atividades lunares conjuntas.
 
Este acordo provavelmente destacará o papel do Lunar Cruiser, um veículo de exploração lunar em desenvolvimento pela Toyota Motor e outras entidades, na consecução dessas missões lunares ambiciosas.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário