Marcelle Soares-Santos e sua Trajetória na Astronomia

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


O site Olhar digital publicou uma matéria no dia 11/03/2024, sobre Mulheres na Astronomia (aqui), tendo como destaque a Dra. Marcelle Soares-Santos, renomada astrofísica brasileira, personifica esse espírito de exploração, dedicando-se ao estudo de um dos maiores mistérios cósmicos: a energia escura.

Marcelle Soares Santos ao lado da Dark Energy Camera, que ela ajudou a construir (Créditos: DOE/FNAL/DECam/R. Hahn/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA)

Nascida em Vitória, Espírito Santo, e criada em Parauapebas, Pará, desde cedo Marcelle demonstrou interesse pela ciência ao questionar fenômenos como a velocidade de propagação do som. Esse desejo por conhecimento a levou à Universidade Federal do Espírito Santo, onde se graduou em Física, e posteriormente à Universidade de São Paulo, onde obteve mestrado e doutorado em Astronomia.

Durante sua carreira, Marcelle mergulhou no estudo dos aglomerados de galáxias, buscando entender o papel da energia escura em sua formação. Sua jornada a levou à Fermilab, em Chicago, onde contribuiu para a construção da Dark Energy Camera, uma poderosa ferramenta para mapear galáxias. Em 2017, liderou uma equipe que registrou pela primeira vez a colisão de duas estrelas de nêutrons, um marco na história da astronomia.

O reconhecimento de seu trabalho veio com prêmios como o Alvin Tollestrup, em 2014, e o Sloan Research Fellowship, em 2019. Atualmente, Marcelle continua sua pesquisa na Universidade de Zurique, na Suíça, inspirando mulheres e meninas em todo o mundo com sua paixão pela exploração do Universo.

Leia a matéria original para mais detalhes.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários