Sucesso! A JAXA Anuncia a Volta da Operação de Sua 'Sonda SLIM' na Superfície da Lua

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: JAXA
Imagem da superfície lunar e do modulo SLIM obtida pelo instrumento LEV-2(SORA-Q) mostra a sonda pousada de cabeça para baixo.
 
Recentemente, o site Olhar Digital havia trazido a tona (reveja aqui) uma notícia inesperada sobre a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), revelando que o Módulo de Pouso SLIM (Nave Inteligente para Investigação da Lua) poderia estar se preparando para uma possível reativação, estão lembrados? Pois então, acontece que no dia de ontem (28/03), foi informado pelo site que a JAXA confirmou que a sonda não apenas havia sobrevivido a duas noites lunares prolongadas e gélidas, mas também retornado suas atividades.
 
Crédito: JAXA
Representação artístico da sonda SLIM, do Japão, pousando na Lua.
 
Revisitando a Jornada da Sonda SLIM:
 
* Em 19 de janeiro de 2024, o Japão marcou seu nome na história ao pousar na Lua, tornando-se o quinto país a conquistar esse feito, juntando-se à lista que inclui a União Soviética, EUA, China e Índia.
 
* No entanto, uma falha nos motores resultou no pouso da espaçonave SLIM de cabeça para baixo, deixando seus painéis solares em uma posição inadequada para captar energia solar.
 
* Como consequência, a sonda entrou em um estado de hibernação, aguardando a mudança natural da posição do Sol e da Lua para recarregar suas baterias.
 
* Em 28 de janeiro, nove dias após o pouso, a JAXA anunciou o restabelecimento da comunicação com a espaçonave SLIM, permitindo a retomada das operações de investigação lunar.
 
* Contudo, havia incerteza sobre a duração da energia do lander, apelidado de Poodle Toy pela JAXA, uma vez que não foi projetado para sobreviver a uma noite lunar, que dura cerca de 14 dias terrestres.
 
* Surpreendentemente, o equipamento despertou, enviando novas imagens da Lua, mas entrou em hibernação novamente com a chegada de outra noite lunar.
 
Com a esperança de que a luz solar fosse suficiente, a JAXA iniciou o processo de reinicialização do SLIM em 26 de março, conforme anunciado pela agência.
 

"A partir de hoje, a equipe do projeto SLIM realizará operações de recuperação para reiniciar o SLIM após sua segunda noite lunar", afirmou a publicação. No entanto, havia incerteza sobre a resposta do módulo após enfrentar condições extremamente frias, aproximando-se de -180ºC.
 
Felizmente, a reativação foi bem-sucedida, com o equipamento transmitindo uma nova imagem da Lua de volta à Terra, conforme divulgado pela JAXA em 28 de março.
 
 
“Ontem à noite, recebemos uma resposta da sonda SLIM, confirmando que a espaçonave atravessou a noite lunar pela segunda vez! Como o Sol ainda estava alto e o equipamento ainda estava quente, só tiramos algumas fotos do cenário habitual com a câmera de navegação”.
 
Neste link, é possível ter uma visão 360º da sala de controle da missão no momento em que a resposta da sonda foi confirmada.
 
Por outro lado, a sonda privada norte-americana Nova-C (apelidada de Odysseus) não teve o mesmo destino, encerrando oficialmente sua missão após não conseguir reativar seus sistemas após a chegada do dia lunar.
 

"A partir de 23 de março, às 10h30 da manhã, os controladores de voo decidiram que suas projeções estavam corretas, e o sistema de energia de Odie não completaria outra chamada para casa. Isso confirma que Odie desligou-se permanentemente depois de cimentar seu legado na história como o primeiro módulo de pouso lunar comercial a pousar na Lua."
 
Intuitive Machines, no X.
 
Apesar disso, a missão SLIM não apenas marca a entrada do Japão na exploração lunar do século 21, mas também apresenta avanços tecnológicos significativos, como a técnica de pouso de precisão apelidada de "sniper", que possibilitará futuras missões em áreas menores e terrenos irregulares da Lua.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário