SEDEPE Maranhense e a Startup Espacial 'Acrux' Articulam a Viabilidade Para Produzir um Veículo Lançador no Maranhão

Caros leitores e leitoras do BS,
 
Ontem, em 21 de março, o portal 'O INFORMANTE', sediado no Maranhão, compartilhou uma notícia intrigante e extremamente promissora para o Dr. Oswaldo Barbosa Loureda, fundador da startup espacial brasileira 'Acrux Aerospace Technologies' e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esta notícia marca um marco significativo após mais de uma década de dedicação incansável por parte do Dr. Loureda.
 

De acordo com o relato desse portal, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) do Estado do Maranhão, José Reinaldo Tavares, recebeu recentemente um grupo de especialistas do setor aeroespacial. O objetivo principal dessa reunião foi apresentar um projeto ambicioso desenvolvido em colaboração entre a UFMA e a empresa 'Acrux'. Este projeto consiste no desenvolvimento de um foguete de grande porte projetado para lançar satélites em órbita. Dada a magnitude do projeto, os representantes buscaram o apoio e parcerias no Maranhão, onde a maior parte da implementação está prevista.
 
Participaram desta reunião o Dr. Oswaldo Barbosa Loureda, o Sr. Jorge de Jesus Mesquita, especialista em pesquisa aeroespacial, o Sr. José Renato de Oliveira e um professor de Ciência e Tecnologia da UFMA. Acompanhando-os estava o presidente da GASMAR, Allan Kardec Duailibe, que também é professor universitário e pós-doutor em Engenharia da Computação pela Universidade Nagoya, no Japão.
 

O Dr. Oswaldo Loureda destacou que, embora a sede da empresa 'Acrux Aerospace Technologies' seja em São Paulo, um escritório de pesquisa e desenvolvimento foi estabelecido dentro da UFMA. Ele enfatizou que a tecnologia espacial tem um alcance amplo, impactando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
 
Ele acrescentou que o diferencial deste foguete será sua capacidade de cumprir a missão do antigo Veículo Lançador de Satélites (VLS), embora com uma carga menor. Este foguete será pioneiro na América Latina, um feito alcançado por menos de 15 países em todo o mundo.
 

Já o Sr. José Renato de Oliveira ressaltou a importância estratégica do projeto para o Estado do Maranhão, posto que 80% da tecnologia será desenvolvida localmente, impulsionando o setor aeroespacial do estado. Ele enfatizou que este projeto abrirá oportunidades não apenas para engenheiros aeroespaciais, mas também para profissionais de diversas áreas, como Engenharia Elétrica, Computação, Mecânica, Civil, Ambiental, além das Ciências Humanas.
 
No entanto, um dos principais desafios identificados é a falta de um local adequado para a execução do projeto, especialmente considerando o prazo apertado para o início das atividades. Foi discutida a urgência na aquisição de um espaço apropriado, com a previsão de iniciar o projeto dentro de um mês, sendo que já está sendo considerada uma área dentro da UFMA para este propósito.
 

O secretário José Reinaldo Tavares expressou seu apoio total ao projeto, considerando-o fantástico. Ficou acordado que a empresa apresentará todas as necessidades do projeto em um documento formal, que será entregue ao secretário para agendar uma apresentação na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e ao Governador Carlos Brandão, visando consolidar parcerias e apoio institucional.
 
Assim, congratulamos o Dr. Oswaldo Loureda por estar finalmente próximo de alcançar seu objetivo após um esforço herculano de mais de uma década.
 
No entanto amigos e amigas, levantamos uma questão intrigante, já que a 'Acrux', juntamente com a 'BRENG Engenharia', fazem parte do Consórcio liderado pela empresa 'AKAER Engenharia' no tal edital do 'Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP)' da FINEP, estão lembrados? O que ocorre é que nenhum representante da AKAER ou da BRENG participou dessa reunião com o secretário maranhense. E assim fica a pergunta: Será que a Acrux está seguindo uma iniciativa solo? Essa pergunta ficará em aberto, aguardando maiores informações.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. O foguete deve ser o Montenegro MKI já havia sido informado em outras notas que seria fabricado no Maranhão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário