Pesquisadores da EMBRAPA e de Outras Instituições Brasileiras Se Reúniram em Campinas na Para Discutir Sobre Agricultura Espacial

Caros leitores e leitoras do BS,
 
Em 26 de março, a nossa piada espacial (AEB) divulgou a informação de que nos dias 14 e 15 de março, especialistas se reuniram em Campinas (SP) para participar do Workshop sobre Agricultura Espacial na Embrapa Territorial, em Campinas/SP. O objetivo desse encontro foi discutir as possibilidades de participação do Brasil no Programa Artemis da NASA, com ênfase na agricultura espacial.
 
Participantes do Workshop sobre Agricultura Espacial se reúnem para foto em frente a Embrapa Territorial, em Campinas/SP.
 
De acordo com a nota, o evento foi organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), viabilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Reuniu pesquisadores de diversas instituições, abrangendo áreas como tecnologias espaciais, inovação, desenvolvimento tecnológico, melhoramento genético de plantas, microrganismos, cultivo indoor, entre outras especialidades.
 
Esta iniciativa deu origem à formação de uma rede de pesquisa sobre Agricultura Espacial, visando explorar como tecnologias e produtos desenvolvidos pelo Brasil podem ser adaptados para o ambiente espacial. "Este trabalho conjunto é crucial para superar os desafios técnicos, de segurança e de sobrevivência enfrentados no ambiente lunar", explicou Rodrigo Leonardi, Diretor de Gestão de Portfólio da AEB.
 
Como resultado das discussões, foi iniciado um planejamento para orientar os trabalhos desta rede de pesquisa sobre agricultura espacial, que será estabelecida. Este documento guiará a captação de recursos e a formalização da rede interdisciplinar de pesquisadores, com o propósito de desenvolver soluções inovadoras para a agricultura espacial.
 
Um dos objetivos futuros é produzir alimentos de forma eficiente e segura na Lua, o que abrirá novas possibilidades de descobertas e aplicações no espaço e em regiões hostis da Terra.
 
O Brasil foi o 12º país a assinar os Acordos Artemis junto à NASA, com atualmente 36 países participantes do programa. A Agência Espacial Brasileira iniciou uma busca por possibilidades de participação brasileira no Programa Artemis, identificando competências e vocações já existentes no país.
 
Foram realizadas reuniões sobre mineração espacial, agricultura espacial e desenvolvimento de tecnologias satelitais. Após identificarem possíveis parcerias, especialistas da AEB entraram em contato com especialistas da Embrapa e iniciaram as tratativas para a formação de uma rede de pesquisadores voltada para avanços nas discussões e descobertas sobre agricultura espacial.
 
O Workshop sobre Agricultura Espacial marca o início da formação dessa rede, com foco na apresentação de resultados futuros conforme o progresso das pesquisas realizadas.
 
O evento contou com a participação de representantes das seguintes organizações: AEB (Agência Espacial Brasileira), CENA/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), IAC (Instituto Agronômico), IEAv (Instituto de Estudos Avançados), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), UF (Universidade da Flórida), UFLA (Universidade Federal de Lavras), UFPel (Universidade Federal de Pelotas), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e USP (Universidade de São Paulo).
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários