A Empresa 'Stratolaunch' Revela o Seu Veículo Hipersônico Talon “TA-2”. E o Nosso 14X, o Que Aconteceu Com Ele?

Prezados leitores e leitoras do BS,
 

No dia 30/03, o site 'CAVOK Brasil' noticiou que a empresa Stratolaunch havia apresentado o veículo hipersônico reutilizável Talon TA-2 e programado seu teste de voo para o final de 2024. Atualmente, os testes em solo dos sistemas de bordo estão em andamento.
 
Em 9 de março de 2024, o veículo hipersônico Talon TA-1 realizou seu primeiro voo planado, seguido pelo primeiro voo com acionamento do motor em 11 de março. Este último voo não utilizou um modelo reutilizável, resultando na queda do veículo no Oceano Pacífico após atingir Mach 4.
 

"Nosso objetivo com o primeiro voo do TA-1 foi reduzir o risco para o primeiro voo reutilizável do TA-2 e cumprir nosso compromisso de fornecer o máximo valor aos nossos clientes", afirmou o Dr. Zachary Krevor, presidente e CEO da Stratolaunch, após o voo do TA-1. "Estamos entusiasmados em revisar os dados do teste de hoje e utilizá-los para planejar os próximos passos em direção ao primeiro voo do TA-2 ainda este ano."
 

O mais recente TA-2 está equipado com trem de pouso retrátil, permitindo pousar na Base Aérea de Vandenberg e ser reutilizado após a conclusão do serviço. Isso reduzirá significativamente os custos de teste de veículos hipersônicos, incluindo os testes para a Força Aérea dos EUA.
 
O veículo TA-3 está atualmente em montagem e também será reutilizável, com fuselagem modular.
 

Os veículos da série Talon são impulsionados por motores Ursa Major Hadley, desenvolvendo um impulso de 22 kN, usando oxigênio e querosene com um ciclo de combustão escalonado.
 
 
Além disso, a Stratolaunch está trabalhando em outra plataforma de lançamento, um Boeing 747-400 anteriormente usado pela Virgin Orbit, que está sendo adaptado com uma nova pintura e um novo nome, "Spirit of Mojave". O Boeing 747 é mais compacto que o Roc, facilitando os lançamentos em locais com mínimo apoio em solo, além de abrigar um centro de controle móvel para operações de missão em tempo real.
 
E quanto ao Projeto 14X Brasileiro, O que Aconteceu?
 
Concepção Artística do Veículo hipersônico brasileiro 14X.

Essa é uma indagação frequente entre os entusiastas das atividades aeroespaciais brasileiras. Até o momento, contudo, não há informações disponíveis sobre esse intrigante projeto. As tentativas de obtenção de dados por meio do site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) se mostraram infrutíferas, com respostas como a que segue abaixo por parte da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica.
 

É até compreensível que a postura da Força Aérea Brasileira (FAB) possa ter mudado em relação à divulgação aberta desse projeto, considerando sua natureza estratégica e sensível para a segurança nacional. No entanto, é razoável questionar até que ponto essa falta de transparência é justificada. Deixar a sociedade no escuro sobre a continuidade do projeto, especialmente após o alarde feito durante o lançamento do primeiro voo teste (Operação Cruzeiro/Experimento 14-X S - Lançado do CLA em 14 de dezembro de 2021), é uma atitude muito questionável.
 
Cronograma de voo dos experimentos de desenvolvimento do 14X divulgado pela IEAv/FAB à época do lançamento do 'Experimento 14-X-S', o primeiro dos quatro previstos para qualificação do veículo.

Infelizmente, essa falta de transparência não é incomum na FAB, que acumula uma lista considerável de projetos abandonados ou inconclusos, como o VLS-1, Motor L75, Motor L15, SARA, entre outros. Alguns projetos até realizam testes, mas são posteriormente abandonados, como o Motor L5 e o Estágio Propulsivo Líquido-EPL. Outros, como a Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) e o Sistema de Navegação e Controle (SISNAV), são anunciados como bem-sucedidos após os seus primeiros voos, porém sem fornecer relatórios que permitam à sociedade avaliar a veracidade do que foi noticiado e evidentemente a eficácia do uso dos recursos públicos.
 
Essa falta de transparência mina a credibilidade da FAB há décadas, um processo que vem se arrastando desde os dias do Projeto VLS-1. Para os cidadãos brasileiros preocupados com o avanço científico e tecnológico do país, resta apenas a esperança de que o Projeto 14X não tenha sido mais uma vítima dessa tendência de descontinuidade e falta de prestação de contas, que mancha a reputação da tão 'gloriosa' Força Aérea Brasileira.
 
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