Segundo a Seção 'Eu Estudante', do Site do 'Jornal Correio Braziliense', Startup Brasileira Lançará ao Espaço em Outubro Desse Ano Três Pequenos Satélites Educacionais

Olá caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Material cedido ao Correio/Freepik)
Victor Baptista, diretor da Ideia Space.
 
Uma notícia interessante foi divulgada no dia 25/03 na seção "Eu Estudante" do site do Jornal Correio Braziliense. Segundo a nota do jornal uma startup brasileira denominada "Ideia Space", sediada em Brasília, tem planos de levar o Brasil ao espaço ainda este ano. Conforme a matéria, em outubro de 2024, a Ideia Space lançará três satélites educacionais, construídos por alunos de escolas públicas brasileiras. Essa missão será viabilizada por meio de um acordo firmado entre a empresa e parceiros do Equador e da Índia, durante o "Encontro Anual de Primavera da Federação Internacional de Aeronáutica", realizado em Paris.
 
A startup brasiliense representou o Brasil nesse encontro, ocorrido no sábado (23/3) e domingo (24/3), reunindo 200 especialistas do setor espacial de 77 países. A Ideia Space faz parte do Comitê de Educação Espacial e de Empreendedorismo da Federação Internacional.
 
Segundo o diretor da empresa, Victor Baptista, os lançamentos dos satélites visam incentivar o conhecimento nas escolas públicas e despertar setores da sociedade para o segmento espacial. "Precisamos recuperar o tempo perdido e aproveitar as novas oportunidades para posicionar o Brasil na liderança de satélites mais alinhados ao perfil de nossas empresas e os segmentos que nos caracterizam como a 9ª maior economia do mundo", afirma Baptista ao Correio.
 
"Quando vemos o entusiasmo nos olhos das crianças, adolescentes e até mesmo dos adultos que participam de nossas oficinas educacionais pelo país, compreendemos profundamente o propósito que nos impulsiona. Desejamos que a popularização do tema aeroespacial contribua de maneira prática e tangível para o futuro das explorações humanas no espaço profundo, levando consigo a riqueza de nossas características", acrescenta o diretor.
 
Entretanto amigos leitores e leitoras, é importante mencionar que o primeiro satélite de uma empresa privada brasileira lançado ao espaço foi o PION BR1, da startup brasileira PION Labs, em 09 de janeiro de 2022, por meio de um Foguete FALCON 9 da SpaceX. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do BS no YouTube. (reveja abaixo)
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários