Dream Chaser da Sierra Nevada avança com sucesso em testes!

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


O site Cavok publicou no último dia 08/03/2024 (veja aqui) que a empresa Sierra Space acaba de anunciar o sucesso da primeira fase de testes ambientais do revolucionário avião espacial Dream Chaser, conhecido como Tenacity. Os testes foram conduzidos nas instalações da NASA em Sandusky, Ohio, e marcaram um passo significativo rumo ao lançamento deste avançado veículo espacial.

O avião espacial Dream Chaser e o módulo de carga Shooting Star da Sierra Space são mostrados empilhados na configuração de lançamento na mesa agitadora de espaçonaves mais poderosa do mundo no Neil Armstrong Test Facility da NASA em Sandusky, Ohio, em 16 de janeiro de 2024 (Fonte: Cavok)

Com anunciado e repercutido aqui no BS, no mês passado, o Dream Chaser e seu módulo de carga, Shooting Star™, foram submetidos a rigorosos testes de vibração, simulando as condições intensas de lançamento. Esses testes, realizados na Instalação de Vibração Mecânica da NASA, expuseram os veículos a ambientes extremos, utilizando a mesa vibratória de naves espaciais mais poderosa do mundo.

Vídeo da Sierra Space (Fonte: Sierra Space / NASA)

Segundo o CEO da Sierra Space, Tom Vice, esses testes representam o resultado de anos de desenvolvimento e trabalho árduo para superar desafios técnicos e engenharia inovadora. Agora, a empresa se prepara para a próxima fase, que incluirá testes de vácuo térmico, marcando um passo crucial em direção ao lançamento do Dream Chaser e do Shooting Star™.

Segue um resumão da status da missão:

1. Conclusão bem-sucedida da fase inicial de testes ambientais
A Sierra Space anunciou a conclusão bem-sucedida da fase inicial de testes ambientais no avião espacial Dream Chaser, Tenacity, nas instalações de testes Neil Armstrong da NASA em Sandusky, Ohio.

2. Testes de vibração
No mês anterior, o Dream Chaser e seu companheiro de carga, Shooting Star™, foram submetidos a rigorosos testes de vibração na Instalação de Vibração Mecânica da NASA, preparando-se para o lançamento no Centro Espacial Kennedy.

3. Milestones alcançados
Os testes incluíram a conclusão do teste de vibração senoidal, um teste de choque de separação simulando a separação do Dream Chaser da Shooting Star e um teste de implantação das asas do avião espacial. Esses testes avaliaram o desempenho do Dream Chaser sob o estresse do lançamento e sua capacidade de operação em órbita.
4. Teste Conjunto #3
Essa fase crítica representou uma avaliação integrada do sistema em uma configuração semelhante à de voo. O Dream Chaser foi submetido a uma avaliação abrangente focada na interface de software entre o veículo e a Estação Espacial Internacional (ISS).
5. Próximos passos
Após os testes, o módulo de carga Shooting Star foi desacoplado do Dream Chaser e transportado para a instalação de Propulsão no Espaço. O próximo passo inclui os testes de vácuo térmico, marcando mais um marco na missão da Sierra Space de redefinir o futuro da comercialização espacial.

Com esses avanços, a Sierra Space está no caminho para redefinir o futuro da comercialização espacial, conectando o espaço e a Terra de maneira inovadora e transformadora. Prepare-se para acompanhar de perto esse tema aqui no BS!

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos

Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário