A Empresa 'Intuitive Machines' Anunciou Oficialmente o Fim da Sua 'Missão Lunar Odysseus', a Primeira Missão Comercial à Lua

Olá caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagem Divulgação Intuitive Machines

É com certa tristeza que compartilhamos notícia do encerramento oficial da Missão do módulo Lunar Nova-C/Odysseus, anunciado pela empresa Intuitive Machines no último sábado (23) através de sua página no X (antigo Twitter).
 
O Módulo Odysseus fez história ao se tornar a primeira espaçonave privada a aterrissar na Lua, marcando assim o retorno dos EUA ao satélite natural da Terra após mais de meio século, desde a missão Apollo 17 em 1972. No entanto, durante o fim de semana, o módulo de pouso Nova-C (carinhosamente apelidado de Odysseus) teve sua missão oficialmente concluída.
 
Crédito: Intuitive Machines
Última selfie da sonda Odysseus, antes de se desligar na Lua.

No inicio da Missão havia receios de que a mesma pudesse ser interrompida devido à orientação dos painéis solares e à capacidade da espaçonave de gerar energia. No entanto, para alegria de todos, isso não se concretizou, e a sonda foi desligada no momento previsto, em 29 de fevereiro, quando a noite chegou à Lua. A Intuitive Machines anunciou o desligamento no X (antigo Twitter).
 

"Antes que sua bateria se esgotasse, Odysseus transmitiu uma despedida apropriada. Recebemos hoje esta imagem de 22 de fevereiro, com a Terra crescente ao fundo, um lembrete sutil da presença humana no Universo", publicou a empresa, encerrando a postagem com uma mensagem de despedida e otimismo. "Boa noite, Odie. Esperamos ouvir de você novamente".
 
A Intuitive Machines e a NASA mantiveram a esperança de que Odysseus "acordasse" dentro de duas semanas (o equivalente a uma noite lunar), seguindo o exemplo da sonda SLIM (Nave Inteligente para Investigação da Lua) da 'Agência Espacial do Japonesa (JAXA)'. No entanto, isso não ocorreu, e a empresa então usou o X no último sábado (23) para anunciar o fim da missão.


"Em 23 de março, às 10h30 da manhã, os controladores de voo determinaram que suas projeções estavam corretas, e o sistema de energia de Odie não faria mais contato. Isso confirma que Odie encerrou sua missão depois de deixar sua marca na história como o primeiro módulo de pouso lunar comercial a aterrissar na Lua."
 
Intuitive Machines, no X.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários