AEB abre novas turmas para cursos na área espacial

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou hoje (13/03/2024) no site (veja aqui) que está abrindo novas turmas para uma série de cursos na área espacial, como parte do Programa AEB Escola. As inscrições e as aulas começarão nesta sexta-feira, 15 de março.

Os cursos abrangem uma variedade de temas, desde nanossatélites e foguetes até geopolítica aeroespacial e programação de jogos em Python. Além disso, dois novos cursos estão sendo lançados: "Minicurso de Programação de Jogos em Python" e "Introdução à Maturidade Tecnológica e suas métricas".

Essas capacitações fazem parte das comemorações dos 30 anos da AEB e serão disponibilizadas no ambiente de aprendizagem AEB Escola Virtual. Entre os cursos oferecidos, destacam-se:

  • - Introdução aos Nanossatélites: Parceria da AEB com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aborda planejamento, construção, lançamento e operação de pequenos satélites, com foco nos cubesats.


  • - Um voo pelo universo dos foguetes: teoria e prática: Parceria da AEB com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), visa disseminar conceitos de astronáutica, especialmente de foguetes, para professores, estudantes e entusiastas.


  • - Curso Introdutório à Geopolítica Aeroespacial: Oferece uma compreensão básica dos elementos da geopolítica aeroespacial e sua relação com o Programa Espacial Brasileiro.


  • - Cientista Cidadão GLOBE: Concentra-se em protocolos de coleta de dados do Programa GLOBE, com materiais complementares sobre pesquisa científica.


  • - Professor GLOBE - Aplicativo GLOBE Observer: Destinado a educadores interessados em aplicar o Programa GLOBE em ambientes educacionais.

Além disso, os novos cursos oferecem oportunidades adicionais de aprendizado:

  • - Minicurso de Programação de Jogos em Python: Aborda programação e desenvolvimento de jogos, com temas como criação de cenários, movimentação de objetos e colisões.


  • - Introdução à Maturidade Tecnológica e suas métricas: Explora conceitos como tecnologia, inovação e risco em projetos de desenvolvimento tecnológico.

Parabéns à AEB pela iniciativa! Bons cursos para todos!


Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários