Pesquisadores da NASA Visitam a 'Sede do INPE' e da 'Coordenação Espacial do Nordeste'

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: INPE/COENE
Equipe no laboratório de Variáveis Ambientais Tropicais (LAVAT)/COENE.

No dia 28 de março, uma nota foi divulgada no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revelando que em 11 de março o esquisador da NASA, Ryan Stauffer, encarregado do Projeto SHADOZ (Southern Hemisphere ADitional OZonesonde - https://tropo.gsfc.nasa.gov/shadoz/index.html), participou de uma reunião na Direção do INPE. A reunião contou com a presença do Diretor Clézio Marcos De Nardin, do Chefe do Serviço de Relações Institucionais (SEREL), Milton de Freitas Chagas Junior, do coordenador da Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais (CGCE), Adenilson Roberto da Silva, e da servidora e pesquisadora do INPE, Maria Paulete Pereira Martins.
 
O propósito dessa reunião foi apresentar ao Diretor do INPE o Projeto SHADOZ, desenvolvido na Coordenação Espacial do Nordeste (COENE), localizada em Natal/RN, e argumentar sobre a importância de sua continuidade na instituição. As pesquisas sobre a camada de ozônio em Natal têm quase 50 anos de história e são particularmente significativas devido à localização geográfica próxima à linha do equador.
 
Após a reunião em São José dos Campos, o Dr. Ryan participou, entre os dias 13 e 15 de março, de lançamentos de ozonosondas na COENE, em Natal. Além do Dr. Ryan M. Stauffer, Debra E. Kollonige, Webmaster/Data Archiver da NASA, também esteve presente em Natal.
 
A missão na COENE visava realizar uma comparação entre um novo sistema de sondagem Vaisala e o sistema antigo da Lockheed. Três lançamentos de Balão de Sondagem de Ozônio foram realizados. Os pesquisadores também fizeram uma apresentação do Projeto SHADOZ, enfatizando a importância da Estação Natal/RN, como sendo a estação mais antiga de monitoramento de ozônio dos trópicos, com a série histórica de dados mais consistente.
 
A pesquisa atmosférica por meio de lançamento de balões teve início através de um acordo entre o INPE e a NASA em 1977, e atualmente é conduzida entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a NASA, com um novo ajuste no acordo de cooperação em curso.
 
A NASA fornece os equipamentos e materiais de voo para o Projeto SHADOZ, enquanto cabe ao INPE, como executor do projeto, a manutenção da infraestrutura, a aquisição do gás para inflar os balões e a operação dos lançamentos. O projeto em Natal/RN tem como objetivo a obtenção de dados nos trópicos, destinados a pesquisadores nacionais, alunos de diversas áreas acadêmicas, ao público em geral e ao Projeto SHADOZ/NASA.
 
Preparação para lançamento da sonda de ozônio.

Lançamento realizado pelos pesquisadores da NASA.

O vídeo demonstrativo abaixo mostra o momento do lançamento de uma ozonosonda que atingiu 32 km de altura, fornecendo o perfil de ozônio, temperatura, pressão e dos ventos na atmosfera no Rio Grande do Norte.
 
 
Créditos: Divisão de Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA), da Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais (CGCE); Coordenação Espacial do Nordeste (COENE).
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários